O projeto Glauce (Com) Vida, que vai ocupar o Teatro Glauce Rocha, no Centro, entre agosto e novembro, anunciou sua programação para o mês de agosto. Com atrações gratuitas e a preços populares de quarta a domingo, a ocupação levará sete espetáculos adultos e dois infantis ao local, do dia 1º ao dia 31. Os títulos são “Kabul”, “Histórias de Família”, “Cartas de Rodez”, “ Bem-Vindo”, “Dois É Bom”, “Segredos” e “Combinada”, sendo essas três últimas peças parte da comemoração do aniversário de dez anos da Cia. Teatro do Nada. Os infantis são “A Fantástica Fábrica de Bonecos No Ano de 2080” e “Era uma Vez a Menina Que Vendia Fósforos”.

O Glauce (Com) Vida também terá workshops gratuitos, leituras dramatizadas, histórias para crianças, exposição sobre a atriz Glauce Rocha, e apresentações de dança da coreógrafa Tatiana Damasceno. Uma novidade é o teatro de rua, com apresentações de “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, na Praça Mária Lago, no Centro, nos dias 15, 22 e 29 às 16h.

"Kabul" abrirá a programação (Foto: Divulgação)
“Kabul” abrirá a programação (Foto: Divulgação)

Confira a programação das peças:

1. KABUL – Texto e direção Ana Teixeira e Stephane Brodt. Com Amok Teatro. Kabul é um espetáculo sobre a guerra vista através da intimidade de dois casais que refletem o martírio de uma nação traumatizada por vinte anos de violência e entregue à tirania dos fundamentalistas. Classificação indicativa 12 anos. Duração 1h15. Dia 01 de agosto às 19h.
2. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA – Texto Biljana Brbljanovic. Direção e Adaptação Ana Teixeira e Stephane Brodt. Tradução Ana Teixeira e Jadrana Andjelic. Com Amok Teatro. Nas ruínas da Iugoslávia, quatro personagens brincam de família, reproduzindo o comportamento delirante de adultos desorientados. Classificação indicativa 12 anos / Duração 1h30. Dia 02 de agosto às 19h.
3. CARTAS DE RODEZ – Autor Antonin Artaud. Tradução Liliam Escorel. Adaptação Ana Teixeira e Stephane Brodt. Direção Ana Teixeira. Com Stephane Brodt. Seleção de cartas do ator, poeta e dramaturgo francês ao seu psiquiatra, doutor Ferdière, durante o período em que esteve internado como louco no manicômio de Rodez, de 1943 a 1946. Prêmio Shell de Teatro de Melhor Direção para Ana Teixeira e Melhor Ator para Stephane Brodt. Classificação indicativa 14 anos / Duração 1h10. Dia 03 de agosto às 19h.
4. BEM-VINDO – Curitiba/PR -Texto Gustavo Damasceno. Direção Robson Sanchez. Com Reikrauss Benemond. Trata-se de um tema recorrente em todo o mundo, a exclusão referente a dificuldades ou problemas que levam ao isolamento e à discriminação de um individuo em uma determinada sociedade. Classificação indicativa 12 anos / Duração 1h. Dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de agosto às 19h.

DEZ ANOS DE TEATRO DO NADA – Com Ana Paula Novellino, Claudio Amado, Cecília Vaz, Ivan Fernandes, Lola Borges, Luca de Castro, Tuila Jost, Pedro Figueiredo, Vinicius Messias e grupos convidados. Músico improvisador: Taiyo Omura.
5. DOIS É BOM – Um espetáculo inteiramente improvisado, a partir de uma palavra sugerida pelo público. Classificação indicativa 14 anos/ Duração 1h. Dias 22 e 29 de agosto às 19h.
6. SEGREDOS – Os segredos verdadeiros do público, escritos anonimamente em papeis antes da apresentação e depositados em uma urna a ser usada em cena, são a inspiração para a encenação da noite. Classificação indicativa 14 anos. Duração 1h. Dias 23 e 30 de agosto às 19h.
7. COMBINADA – Espetáculo coletivo de improvisação com o Teatro do Nada e outros grupos e improvisadores convidados. Classificação indicativa 14 anos. Duração 1h. Dias 24 e 31 de agosto às 19h.

INFANTIS
8. A FANTÁSTICA FÁBRICA DE BONECOS NO ANO DE 2080 – Texto e direção: Igor Ferreira. Com Luciana Giacomazze, Carol Moryc, Carla Kalyndrah, Júlio César Targueta e Igor Ferreira. O espetáculo conta a história de uma loja de brinquedos em que cinco bonecos querem ser vendidos para não serem derretidos na grande queima de estoque. Classificação livre. Duração: 1h. Dias 09, 10, 16, 17 de agosto às 16h.
9. ERA UMA VEZ A MENINA QUE VENDIA FÓSFOROS – Texto e direção: Igor Ferreira. Com Luciana Giacomazze, Igor Ferreira, Carla kalindrah e Júlio César Targueta. Inspirado na obra de Hans Christian Andersen, o espetáculo narra a história de uma menina de rua, vendedora de fósforos, que luta para sustentar sua pobre família. Classificação Livre. Duração 1h. Dias 23, 24, 30 e 31 de agosto às 16h.