Fim de ano é época de balanço, e o Teatro em Cena também faz o seu. Com a missão de proporcionar uma cobertura inovadora da cena teatral carioca, o site noticiou a produção e montagem de espetáculos durante todo o ano, desde os projetos no papel até o fim das temporadas. Fotos de ensaios, anúncios de elenco, informações sobre substituição de atores, estreias, eventos, audições, quem foi assistir quem… tudo passou por aqui, de uma maneira que você não viu em nenhum outro lugar. Mas quais foram os artistas mais populares do site?

Para responder essa pergunta, criou-se uma metodologia baseada em uso de tags, número de acessos e termos de buscas que redirecionaram ao site – com peso maior para cada vez que uma notícia sobre o artista entrou na lista das 100 mais visualizadas do ano. O resultado é a lista dos 21 nomes mais populares do Teatro em Cena em 2014. Por que 21? Porque esse é o DDD do Rio de Janeiro, é claro!

1. Paulo Gustavo

paulogustavo

O artista mais popular do Teatro em Cena em 2014 fez jus ao título: emplacou seis matérias entre as 100 mais visualizadas do ano e trouxe muitos acessos ao site vindos de plataformas de busca. Seu novo espetáculo – “220 Volts” – também foi o segundo mais popular do ano e fez uma temporada de ingressos disputados e esgotados no Teatro Oi Casa Grande. Além disso, o ator vendeu 10 mil entradas em apenas 24 horas para a gravação do DVD de “Hiperativo” na HSBC Arena e se envolveu em uma briga com a redação da revista Serafina da Folha de S. Paulo. Tanto é que a busca pelo termo “salário do Paulo Gustavo” foi um dos mais bombados por aqui… Para, gente! Até reality show mostrando os bastidores das turnês de suas peças ele teve. Só deu ele.

2. Jessika Alves

jessikaalves

A atriz não fez teatro em 2014. Só novela. Mas chamou a atenção por, depois de tantos trabalhos voltados para o público infanto-juvenil, tirar a roupa para a revista Playboy. Ela foi a capa da edição de aniversário e deu o que falar, trazendo muitos acessos ao site vindos de buscas em diversas plataformas. Repercutiu na seção “Coluna Social”.

3. Gregorio Duvivier

gregorioduvivier

Sucesso no Porta dos Fundos, Gregorio foi o apresentador do Prêmio APTR ao lado de Maria Clara Gueiros e continuou em turnê com o espetáculo “Uma Noite na Lua”, de João Falcão. Além disso, lançou dois livros (um de poemas e outro de crônicas) e foi anunciado para o elenco da montagem nacional do musical “Se Meu Apartamento Falsse”, que tem estreia prevista para o meio do ano que vem. Na vida pessoal, também deu o que falar (e atraiu muitos acessos ao site) pela briga com Felipe Neto no Twitter e pelo fim do casamento com Clarice Falcão.

4. João Fonseca

joaofonseca

Muito produtivo, o diretor começou o ano com “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical” e terminou com o anúncio de um novo musical, com canções originais: “Bilac Vê Estrelas”. Entre um e outro, houve uma entrevista sobre o preço pago para emplacar um sucesso atrás do outro e um debate sobre musicais biográficos. “Cássia Eller – O Musical”, “O Grande Circo Místico” e “Cachorro Quente” foram suas outras montagens de 2014. Quase todas estão na lista dos 21 espetáculos mais populares do ano.

5. Chico Buarque

chicobuarque

O ano do 70º aniversário do Chico Buarque foi marcado por diversas homenagens no teatro e consequentemente tagueamentos infinitos por aqui. As letras do compositor foram ouvidas em “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Palavra de Mulher”, “O Grande Circo Místico”, “Na Bagunça do Teu Coração” e “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”. Além disso, foram remontados seus espetáculos “Os Saltimbancos” e “Ópera do Malandro”. Teve Chico em cartaz, de uma maneira ou outra, o ano inteiro.

6. Charles Möeller & Claudio Botelho

charlesmoellereclaudiobotelho

A famosa dupla, quase um selo de garantia de qualidade, também teve um ano produtivo. Eles homenagearam Chico Buarque com “Todos os Musicais…” e promoveram a estreia do Renato Aragão no teatro com “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”. Além disso, anunciaram o retorno de “Beatles Num Céu de Diamantes” para uma 6ª temporada e a montagem da versão brasileira de “Se Meu Apartamento Falasse” para o meio do ano que vem. Há ainda o projeto de trazer “Kiss Me, Kate”…

7. Lua Blanco

luablanco

A atriz e cantora foi uma das primeiras entrevistadas do site, graças ao papel no espetáculo “Se Eu Fosse Você – O Musical”. Sua legião de fãs sempre compartilhou muito todas as notícias sobre a peça, rendendo muitos acessos e consequentemente ainda mais matérias sobre ela. No último contato com o Teatro em Cena, ela contou que quer focar na música e no seu álbum solo no ano que vem. Detalhes ela não revela, mas sabemos que há negociações para algo grande…

8. Gabriel Stauffer

gabrielstauffer

O curitibano ganhou destaque ao ficar com o papel de Frederico no musical “O Grande Circo Místico”, graças ao afastamento do Tiago Abravanel. Com isso, ele foi entrevistado pelo site, antes da estreia do espetáculo, e essa reportagem foi uma das mais acessadas do ano. Todo mundo queria saber quem era esse rosto novo no teatro musical carioca. O trabalho lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Cesgranrio e um convite para atuar em “Na Bagunça do Teu Coração”, também com músicas do Chico Buarque. Para o ano que vem, ele já está ensaiando “S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal”.

9. Tacy de Campos

tacydecampos

Outra curitibana que deu o que falar e 2014 foi Tacy de Campos – a cantora escolhida para interpretar Cássia Eller no musical biográfico dirigido por João Fonseca. Seu nome trouxe muitos acessos ao site antes mesmo da estreia da peça, devido a curiosidade dos fãs fieis da mãe do Chicão. Mas, durante a temporada, o burburinho só aumentou, com o público ávido por mais informações sobre a novata nos palcos.

10. Leo Bahia

leobahia

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Melhor Ator de Musical por “Chacrinha – O Musical”, o artista de Niterói já dava o que falar desde o início do ano. Ele se destacou e recebeu vários elogios pelo trabalho na montagem acadêmica de “The Book of Mormon”, da UNIRIO, e depois foi parar no elenco da remontagem de “Ópera do Malandro”, dirigida por João Falcão. Nesse intervalo, ainda participou do experimental “Vida, o Musical”. É a carreira em ascensão na qual o site aposta e pretende continuar de olho.

11. Afra Gomes & Leandro Goulart

afragomeseleandrogoulart

A dupla de diretores esteve com três espetáculos em cartaz em 2014: “Meninos e Meninas”, “Pout-PourRir” e “Garotos”. O relacionamento com o Teatro em Cena iniciou antes da estreia das três peças, com a cobertura da escalação dos elencos (sempre com apostas em novos talentos) e dos ensaios. Então, era quase impossível eles não aparecerem nessa lista, pois foram, de fato, muito citados.

12. Alonso Barros

alonsobarros

O coreógrafo fez sua estreia como diretor, com uma superprodução da Aventura Entretenimento. Ele assinou a direção do espetáculo “Se Eu Fosse Você, o Musical” e, portanto, foi citado em todas as matérias sobre a peça (não foram poucas). Tags, tags, tags. Além disso, suas coreografias puderam ser vistas em “Elis, a Musical” e “Chacrinha – O Musical”. Alonso foi, de fato, muito citado por aqui.

13. Jarbas Homem de Mello

jarbashomemdemello

O ator e diretor esteve entre as notícias mais lidas do site por causa das convocações para as seleções de elenco de “Constellation”. A remontagem do musical marcou sua primeira direção no Rio de Janeiro, meses depois de ele ter sido visto nos palcos com duas temporadas de “Crazy For You” – no Teatro Bradesco e no Vivo Rio. A visibilidade gerou curiosidade e muita gente chegou ao Teatro em Cena pesquisando pelo nome dele em sites de busca.

14. Jullie

jullie

A cantora e atriz emplacou duas notícias entre as 100 mais lidas do ano. Além de ter lançado uma música nova, Jullie protagonizou dois musicais que foram bastante comentados por aqui: “Tudo Por um Popstar, de Thalita Rebouças” e “Constellation”. No ano que vem, ela continua com a temporada prorrogada do “Constellation” no Teatro Vannucci.

15. Rita Lee

ritalee

Não, Rita Lee não fez teatro. Mas suas músicas embalaram várias peças e, por isso, ela foi amplamente mencionada no Teatro em Cena. Só no Rio, o público ouviu suas canções em “Se Eu Fosse Você – O Musical” e “Rita, o Musical” – dois espetáculos com o repertório limitado à discografia dela. Além disso, houve sua biografia teatral em São Paulo – o “Rita Lee Mora ao Lado”, que foi um sucesso de público. Por conta disso, rolou até uma playlist por aqui.

16. Yasmin Gomlevsky

yasmingomlevsky

Ela brilhou como Bebel Gilberto em “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”, mas deixou o espetáculo após o fim da temporada no Theatro Net Rio. O motivo: sua preparação para o elenco da novela “Malhação”, na qual atualmente interpreta a bobona Joaquina. Quando a nova temporada da novela estreou e os fãs quiserem saber mais sobre ela, vieram parar no site pelas plataformas de busca (foram muitos acessos vindos daí, e essa é a principal razão de sua aparição na lista). E canta lindo, né gente? O dueto dela com Jeniffer Nascimento também repercutiu.

17. Jô Bilac

jobilac

“Conselho de Classe”, “Temporada de Verão” e “Beije Minha Lápide” bastam para você? Se não, teve também a mostra comemorativa da Cia. Teatro Independente, com “Rebú”, “Cucaracha” e “Cachorro!”. Jô Bilac é o dramaturgo por trás desses espetáculos (no caso de “Temporada de Verão”, na supervisão). Seu texto foi parar até em Londres em 2014. Falou-se muito sobre ele por aqui. Tiveram os prêmios, as indicações, os elogios, as novas montagens

18. Livia Dabarian

liviadabarian

A atriz já apareceu no Teatro em Cena no dia da estreia do site – com a reportagem dos brasileiros que vão à Nova York estudar e tentar a carreira na Broadway. Então, era inevitável acompanhá-la por aqui. Ela protagonizou “Rita, o Musical” e teve sua redenção com a escalação para “Chacrinha – O Musical”. Livia simplesmente pegou o papel de Rita Cadillac e está se destacando na temporada no Teatro João Caetano.

19. Victor Maia

victormaia

O coreógrafo e ator esteve no palco em “Rita, o Musical”, mas seu maior destaque veio quando substituiu Leo Bahia na montagem acadêmica de “The Book Of Mormon” – espetáculo coreografado por ele. Foi quando emplacou uma notícia entre as mais lidas do site. Victor fez as temporadas da Cidade das Artes, da UFF e do Teatro João Caetano. Depois disso, passou nas audições para “S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal”, que está sendo ensaiado para estreia em 15 de janeiro.

20. Leo Fuchs

leofuchs2

Não sabe quem é? Pois deveria. É o produtor responsável por “Chapeuzinho Vermelho em o Valor de um Sorriso”, “É o Que Temos Pra Hoje”, “Meu Passado Não Me Condena”, “Meu Ex Imaginário”, “Tô Grávida”, “Um Sonho Pra Dois” e “Mais Uma Vez Amor”. Foi citado várias vezes aqui no site, deu uma entrevista bacanérrima, e foi muito buscado depois de uma entrevista da Fernanda Rodrigues e do Paulo Vilhena no “Programa do Jô”. Leo apareceu na plateia e as pessoas jogaram o nome dele nos sites de busca, vindo parar aqui.

21. Anna Rita Cerqueira

annaritacerqueira

Principal estrela do espetáculo “Meninos e Meninas” (o mais popular de 2014 no Teatro em Cena), a atriz foi muito mencionada aqui no site. Ela contou como era voltar aos palcos após um ano de dedicação à TV, e foi vista em todo tipo de matérias sobre a peça. Além disso, na seção “Coluna Social”, apareceu prestigiando os amigos em várias estreias… Se a metodologia do ranking levasse em conta as curtidas no Instagram, Anna Rita Cerqueira apareceria ainda mais acima – porque as fotos postadas dela sempre bombam.

Veja também a lista dos 21 espetáculos mais populares do Teatro em Cena em 2014!