Quais foram os espetáculos mais populares de 2015? No Teatro em Cena, dá para mensurar. Baseado em número de notícias sobre uma peça, buscas de internautas e matérias mais acessadas, o site consegue responder quais foram as produções que mais causaram por aqui e geraram verdadeiro interesse dos leitores. O esquema é o mesmo do ano passado, com atribuição de pontos diferentes para cada vez que uma tag foi usada e que uma busca foi realizada. Os espetáculos presentes entre as 100 notícias mais acessadas também levam pontos. O resultado é o ranking de 21 peças teatrais. Por quê 21? Já era para saber: é o DDD do Rio de Janeiro, claro, e Teatro em Cena é Rio! 😉

1. Ou Tudo Ou Nada – O Musical

ou tudo ou nada

Versão: Artur Xexéo. Direção: Tadeu Aguiar. Com Mouhamed Harfouch e André Dias.

O strip-tease dos atores em cena gerou muita curiosidade no público. Conforme o elenco divulgava a peça por aí, as pessoas buscavam fotos na Internet e chegavam ao Teatro em Cena. Das 100 notícias mais acessadas do ano, quatro foram sobre o espetáculo, com destaque para a que apresentava o elenco. O frisson que acontece com as personagens na peça ocorreu de verdade na vida real. “Ou Tudo Ou Nada” é o espetáculo mais popular do Teatro em Cena em 2015.

2. BarbarIdade

barbaridade

Texto: Rodrigo Nogueira. Direção: Alonso Barros. Com Susana Vieira e Edwin Luisi.

Outro sucesso de buscas. Susana Vieira é um nome forte, atraiu a atenção das pessoas, e termos como “barbaridade elenco” bombaram nas pesquisas. A entrevista da atriz para o site, claro, foi um sucesso, com muitos acessos. O Teatro em Cena revelou em primeira mão nomes do elenco, divulgou vídeos de partes do musical e acompanhou toda a movimentação dos bastidores. Ainda teve #NaCoxia com o ator Diego Montez no comando.

3. S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal

simbora o musical

Texto: Nelson Motta e Patrícia Andrade. Direção: Pedro Brício. Com Ícaro Silva e Thelmo Fernandes.

Desde o ano passado, o Teatro em Cena vinha revelando nome por nome do elenco da peça em primeira mão. Com a estreia do musical em 2015, não poderia ser diferente: o site esteve de olho em tudo, e rolou #NaCoxia com Victor Maia. Foram várias notícias sobre as temporadas no Rio e, quando os espectadores queriam saber mais informações, buscavam na Internet e vinham parar aqui!

4. Chacrinha – O Musical

chacrinhaomusical

Texto: Rodrigo Nogueira e Pedro Bial. Direção: Andrucha Waddington. Com Leo Bahia e Stepan Nercessian.

O musical do Velho Guerreiro ficou em 6º lugar na lista dos mais populares do Teatro em Cena em 2014, e manteve sua popularidade neste ano, até subindo de posição! Foram várias notícias sobre a peça, porque não dava para não falar nela. Teve fim de temporada no Rio, mudança de elenco para São Paulo, especial de TV, vitória em premiação e turnê nacional. Foi mesmo extremamente popular!

5. A Atriz

a atriz

Texto: Peter Quilter. Direção: Bibi Ferreira. Com Betty Faria e Bemvindo Sequeira.

Tudo começou quando Marília Pêra deixou o elenco da peça faltando uma semana para a estreia. Ninguém sabia, mas ela estava lutando contra o câncer. O fato é que a notícia gerou um burburinho e desenvolveu um efeito cadeia, com um por um dos atores se desligando do projeto. Até a estreia, adiada, com Betty Faria chamada de emergência para substituição, “A Atriz” deu o que falar.

6. Cássia Eller – O Musical

cassiaelleromusical

Texto: Patrícia Andrade. Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro. Com Tacy de Campos e Evelyn Castro.

O musical da Cássia Eller ficou em 14º lugar entre os mais populares de 2014, e está aqui novamente na lista. A crítica do espetáculo esteve pelo segundo ano seguido entre o conteúdo mais acessado do site, e a peça também foi uma das líderes de buscas por aqui com a nova temporada no Rio. No aniversário do Teatro em Cena, Eline Porto comandou o #NaCoxia.

7. 220 Volts

220volts

Texto e direção: Paulo Gustavo e Fil Braz. Com Paulo Gustavo e Marcus Majella.

Paulo Gustavo trouxe seu show de volta para o Rio de Janeiro mais algumas vezes, e bombou de novo. Quatro notícias sobre o espetáculo estiveram entre as 100 mais lidas, incluindo a entrevista exclusiva com o ator durante a temporada no Vivo Rio. O termo “dançarinos do Paulo Gustavo” também foi um dos mais buscados.

8. O Jovem Frankenstein

ojovemfrankenstein

Versão e direção: Rubens Lima Jr.. Com Luiz Gofman e Bruno Nunes.

Depois de “The Book of Mormon”, todo mundo queria saber como seria a nova montagem do projeto UNIRIO Teatro Musicado. A peça emplacou duas notícias entre as 100 mais lidas do ano, com destaque para a crítica sobre ela, e atraiu leitores em sites de busca, o que prova o interesse das pessoas. O ator Bruno Nunes ficou responsável por mostrar os bastidores no #NaCoxia.

9. Lua de Cristal

lua de cristal

Texto e direção: Pablo Lyra. Com Zé Junior e Marcielly Vanucci.

O Teatro em Cena foi o primeiro veículo a falar sobre a montagem acadêmica que adaptou o filme famoso da Xuxa Meneghel para o teatro musical. O site acompanhou o projeto desde a chamada para as audições, o que despertou muita atenção, tanto dos potenciais candidatos quanto do grande público, que ficou alvoroçado com o retorno de uma história tão querida. Todo mundo ficou de olho no site para mais informações e houve muitas notícias sobre a peça.

10. # Meninos e Meninas

meninos e meninas

Texto e direção: Afra Gomes e Leandro Goulart. Com Douglas Sampaio e Eduardo Melo.

Peça mais popular do Teatro em Cena no ano passado, ela continuou despertando interesse dos adolescentes com as temporadas no Barra Square e no Norte Shopping. Muita gente chegou ao site buscando informações sobre a peça – e sobre a cena de beijo gay com Douglas Sampaio. Duas notícias sobre o espetáculo ficaram entre as 100 mais lidas, e teve #NaCoxia com Eduardo Melo.

11. Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical

cazuzaprodianascerfelizomusical

Texto: Aloísio de Abreu. Direção: João Fonseca. Com Emílio Dantas e André Dias.

Outro musical querido do público, que voltou para o Rio após temporada em São Paulo. Curiosamente, uma das primeiras notícias do ano foi sobre a peça: a entrada do Arthur Ienzura no elenco. Ele depois comandou o #NaCoxia, que acabou virando modelo para todos os que fizeram depois. Mas as notícias que bombaram mesmo foram sobre o ator que fumou maconha no teste e sobre os planos para apresentar o musical gratuitamente nos Arcos da Lapa, o que acabou não acontecendo por causa de um temporal.

12. Nine – Um Musical Felliniano

nine

Versão: Claudio Botelho. Direção: Charles Möeller. Com Nicola Lama e Malu Rodrigues.

A montagem do musical da Broadway por Charles Möeller e Claudio Botelho gerou certo buzz. A peça estreou primeiro em São Paulo e depois veio para o Rio para uma curta temporada, elogiadíssima. Duas (das várias) notícias sobre o espetáculo ficaram entre as 100 mais lidas do ano, com destaque para a Malu Rodrigues sensualizando nas fotos de divulgação.

13. Elis, a Musical

elis a musical

Texto: Nelson Motta e Patrícia Andrade. Direção: Dennis Carvalho. Com Laila Garin e Claudio Lins.

Como esperado, o espetáculo voltou para o Rio de Janeiro após a temporada paulista, e repetiu o sucesso. Ele foi muito citado em várias notícias do Teatro em Cena, incluindo as novas entradas no elenco, e se sobressaiu no Prêmio Reverência, com quatro vitórias. Laila Garin e Danilo Timm saíram vitoriosos.

14. Selfie

selfie

Texto: Daniela Ocampo. Direção: Marcos Caruso. Com Matheus Solano e Miguel Thiré.

O espetáculo ficou praticamente o ano inteiro em cartaz, o que já é motivo suficiente para estar na lista. Houve uma pausa entre as temporadas no Norte Shopping e no Teatro do Leblon, mas depois ele não parou mais, com sessões extras, mudança para sala maior e realmente muito sucesso. Tudo registrado aqui.

15. O Despertar da Primavera

o despertar da primavera

Montagens diversas.

Caso atípico. A montagem famosa do musical no Brasil aconteceu em 2009, mas houve muitos flashbacks em 2015. Seis anos depois, a peça emplacou uma notícia entre as 100 mais lidas do ano: foi a palestra que o diretor Charles Möeller deu no Teatro Ipanema. Todo mundo ficou nostálgico. E teve ainda vídeo da Malu Rodrigues cantando “Mama, Me Explica” nos dias de hoje e reencontro do elenco.

16. Constellation

constellation2

Texto: Texto: Claudio Magnavita. Direção: Jarbas Homem de Mello. Com Jullie e Andrea Veiga.

Prorrogando a temporada várias vezes, o musical teve 100 apresentações no Rio de Janeiro e foi líder de indicações ao Prêmio Cenym. Quando foi para São Paulo, o elenco sofreu algumas alterações, e essa notícia ficou entre as mais visualizadas também. No aniversário do site, Jullie comemorou com a gente, comandando o #NaCoxia.

17. Kiss Me, Kate – O Beijo da Megera

kiss me kate

Versão: Claudio Botelho. Direção: Charles Möeller. Com José Mayer e Alessandra Verney.

Sucesso da temporada de premiações, com várias indicações, o musical está presente no site desde os ensaios. Ele emplacou uma notícia entre as 100 mais acessadas do ano no Teatro em Cena. Foram várias notícias sobre a peça por aqui, na verdade, acompanhando todos os preparativos para a estreia.

18. Krum

krum

Texto: Hanoch Levin. Direção: Marcio Abreu. Com Renatah Sorrah e Cia. Brasileira de Teatro.

Outro espetáculo que está concorrendo a prêmios, “Krum” esteve em duas das notícias mais acessadas de 2015. Antes de ser sucesso entre o júris das premiações, ele já causava no boca a boca e foi um dos mais recomendados pela classe artística no primeiro semestre.

19. Bilac Vê Estrelas

bilac ve estrelas

Texto: Heloisa Seixas e Julia Romeu. Direção: João Fonseca. Com André Dias e Izabella Bicalho.

Dos ensaios até as indicações a prêmios, foram muitas notícias sobre o musical brasileiro. O Teatro em Cena acompanhou passo a passo dos ensaios até o fim da temporada no Rio e a ida para São Paulo, onde a peça também foi bem recebida. Por aqui, teve #NaCoxia com o protagonista André Dias.

20. Capitães da Areia – O Musical

capitaes da areia musical

Adaptação e direção: Marcello Caridade. Com Matheus Signorell e Wagner Trindade.

Musical de Niterói, ele virou notícia no site quando a Cia. de Repertório de Teatro Musical abriu inscrições para audições. A chamada foi uma das 100 mais acessadas do ano, assim como a divulgação dos nomes escolhidos depois. Todo mundo estava curioso sobre um musical baseado na obra do Jorge Amado, e isso rendeu algumas notícias durante o ano.

21. Dzi Croquettes em Bandália

dzicroquettes

Texto e direção: Ciro Barcelos. Com Bruno Gissoni e Bayard Tonelli.

Falou-se muito sobre o espetáculo neste ano. Bruno Gissoni entrou no elenco para uma nova temporada, e isso deu mais visibilidade e novo fôlego para a peça. O Teatro em Cena acompanhou tudo, desde os ensaios, quando entrevistou o ator para saber mais sobre o desafio de “ser um croquette”. Também teve #NaCoxia com Leandro Melo.

Confira também a lista dos 21 artistas mais populares de 2015 no Teatro em Cena!