Wladimir Pinheiro (de “Lapinha”) será o responsável pelas letras, músicas, arranjos e direção musical de “Os Dez Mandamentos – O Musical”, terceiro desdobramento do projeto multimídia da Rede Record. Depois de novela na TV e filme no cinema, a história chegará ao teatro musical no dia 17 de junho, em São Paulo, com co-realização da Chaim Produções. Mas se engana quem pensa que a trilha será óbvia. Wladimir está preparando algo especial.

– Acho que o público espera, por conta do tema, uma sonoridade épica, grandiosa, cinematográfica. Tem um pouco disso, sim, mas não posso revelar. Adianto que o espetáculo vai ter, no geral, uma música bem moderna e vibrante. – conta com exclusividade ao Teatro em Cena.

Wladimir ao lado das diretoras nas audições do elenco (Foto: Divulgação)
Wladimir ao lado das diretoras nas audições do elenco (Foto: Divulgação)

O artista está focado principalmente na criação e na orquestração. As canções estão prontas, mas tudo será ajustado ao longo dos ensaios, com o elenco, que será anunciado em breve (não é o mesmo da novela). O time criativo envolve o dramaturgo Emilio Boechat (colaborador da novela), a diretora e coreógrafa Fernanda Chamma (de “Palavra Cantada sem Pé nem Cabeça ”), a co-diretora Daniela Stirbulov (de “Menino Maluquinho, o Musical””), e o arranjador e preparador vocal Marcello Sader. O cenário será de Marcio Vinicius, com figurinos de Eliana Liu e iluminação de Paulo Cesar Medeiros.

“Os Dez Mandamentos – O Musical” terá 26 atores e sete músicos em cena. A história é extraída da Bíblia: se passa no Egito, aproximadamente em 1300 a.C. quando o faraó Seti decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino. Para salvar seu filho, uma mãe o coloca em um cesto de junco no rio Nilo, confiando que Deus o levará para um lugar seguro. O menino, por ironia do destino, é encontrado pela filha do faraó, que o salva do decreto do pai: é Moisés, criado como príncipe egípcio. Quando cresce, ele descobre a verdade sobre sua origem, compra a briga do seu povo hebreu e é condenado à morte. Fugindo, um dia, ele recebe o chamado de Deus para liberar seu povo da escravidão.

Candidatos nas audições (Foto: Divulgação)
Candidatos nas audições (Foto: Divulgação)

Enorme sucesso na TV, “Os Dez Mandamentos” levou a Record à liderança na audiência noturna e ganhou uma segunda temporada neste ano. Além disso, os episódios foram condensados em um filme, que se tornou o recordista de bilheteria da história do cinema nacional: mais de 11 milhões de ingressos vendidos – em meio a uma polêmica de espectadores fantasmas. Como musical teatral, estreará em 17 de junho no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com temporada confirmada até 2 de outubro. Depois, virá para o Rio de Janeiro e fará turnê pelo país.