(Foto: Guilherme Rocha)
(Foto: Guilherme Rocha)

Os Novos Candangos Cia. de Teatro levarão o espetáculo “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, para a Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. A peça terá duas apresentações gratuitas no local, na próxima terça (19/5), às 15h e 19h. A arena acomoda 330 pessoas por sessão.

“A Falecida” é uma triste comédia repleta de personagens picaretas, tagarelas e divertidos – uma espécie de retrato do brasileiro comum, que mesmo sem um tostão, não deixa de jogar sinuca e discutir futebol. Temas corriqueiros na obra rodrigueana também estão lá: a morte, o adultério, o moralismo.

A história é ambientada no subúrbio do Rio e acompanha Zulmira, uma mulher frustrada e sem expectativa de vida por causa de uma tuberculose. Para sair por cima, ela manda o marido procurar o poderoso milionário Pimentel para que ele lhe pague um enterro de luxo. Ela quer impressionar Glorinha, a prima e vizinha que não lhe cumprimenta mais. O curioso é que, apesar de sempre referenciada, Glorinha nunca aparece em cena.

Dirigido por Diego de León, que também está no elenco, o espetáculo teve duas temporadas em Brasília, participou de festivais e venceu o Prêmio Sesc do Teatro Candango nas categorias melhor espetáculo e melhor atriz. Além das apresentações na Pavuna, também haverá outra, com ingressos a R$ 20, no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, no dia 20, às 19h.

_____
SERVIÇO 1: dia 19 (terça), 15h e 19h. Entrada franca. 90 min. Classificação: 14 anos. : Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio s/n – Pavuna. Tel: 2886-3889.

SERVIÇO 2: dia 20 (quarta), 20h. R$ 20. 90 min. Classificação: 14 anos. Teatro Maria Clara Machado – Planetário da Gávea – Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea. Tel: 2274-7722.