O espetáculo “Palavra de Rainha”, monólogo interpretado por Lu Grimaldi (de “O Interrogatório”), estreia sua temporada no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, no Centro, nesta semana. Quem for assistir estará ajudando a ONG Turma do Bem, que proporciona tratamento dentário para crianças carentes e mulheres vítimas de violência doméstica. Isso porque a produção promete doar a bilheteria da temporada para a instituição, de acordo com sua assessoria de imprensa.
A peça de Sergio Roveri (de “Abre as Asas Sobre Nós”) é inspirada na vida de Dona Maria I, rainha de Portugal, mais conhecida como “a louca”. Personagem histórico peculiar, ela ganha esse monólogo, que entrelaça fatos reais com ficção para contar sua trajetória. Interpretando-a, Lu Grimaldi mostra os devaneios alucinados da rainha em conversa com o filho Dom João VI e em um acerto de contas com o pai, o rei Dom José.
“Palavra de Rainha” se apoia em três momentos particulares da vida de Dona Maria I: sua reclusão no Palácio de Queluz após o diagnóstico de loucura, a fuga da família real para o Brasil, e seus últimos anos de vida em um convento das carmelitas no Rio de Janeiro. A direção é de Mika Lins (de “Dueto Para Um”).
_____
SERVIÇO: ter e qua, 19h30. R$ 30. 55 min. Classificação: 12 anos. Até 28 de outubro. Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Rua Senador Dantas, 45 – Centro. Tel: 3916-2600.