Peça Labirinto, sobre Minotauro, marca debates após sessões

Quem for assistir ao espetáculo “Labirinto” nesta quinta (14/1) ou na próxima (21) poderá presenciar também um debate. Para aproximar o público ainda mais do mito grego sobre o embate de Teseu e Minotauro, a produção da peça oferecerá rodas de conversas após as sessões no Oi Futuro Flamengo. A primeira, nesta quinta, é com o elenco e a diretora Daniela Amorim (de “Cine Gaivota”), sobre o processo de concepção e realização do espetáculo. A segunda, na semana que vem, será com os autores e filósofos Alexandre Costa e Patrick Pessoa (de “Nômades”), sobre a adaptação de um mito grego para o teatro.

(Foto: Andrea Nestrea)

(Foto: Andrea Nestrea)

“Labirinto” aborda o embate mitológico entre Teseu e Minotauro, com um enfoque diferente. Minotauro é aquela criatura metade humana metade touro, fruto de um castigo do deus do mar, Poiseidon, para o rei de Creta, Minos. O monstro nasceu a partir de uma traição da rainha com um touro, e fica isolado em um labirinto, para onde Minos encaminha anualmente 14 jovens atenienses como alimento. Um dia, Teseu, filho do rei de Atenas, decide ir no grupo de fadados à morte para matar a criatura e libertar sua cidade dessa situação terrível. A peça mostra as outras pessoas que acompanharam ele nessa viagem – os ignorados pela história.

– Ela brota da necessidade de dar voz àqueles que nunca tiveram. Ela problematiza a ideia de heroísmo e joga luz sobre a importância dos coletivos na construção da história. – diz Patrick Pessoa, que além do texto, também assina a co-direção, a convite de Daniela Amorim.

Em cena, estão três atores: Alcemar Vieira (de “Queime Isso”), Otto Jr. (de “O Dia em Que Sam Morreu”) e Paula Calaes (de “Como Passa o Tempo”), idealizadora do projeto. “Meu interesse pelo universo grego antigo vem de longe, do entusiasmo que os textos de Nietzsche e de tantos outros que foram inspirados por ele me despertam”, ela diz.

_____
SERVIÇO: qui a dom, 20h. R$ 10. 60 min. Classificação: 16 anos. Até 31 de janeiro. Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Tel: 3131-3060.