Foi calorosa a estreia do espetáculo “Um Estranho No Ninho” no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, no sábado (28/2). A sessão para convidados terminou com aplausos efusivos, que duraram quase dois minutos ininterruptos, e deixaram a todos presentes muito contagiados. “Eu achei incrível. Esse é o projeto da vida do Tatsu [Carvalho, protagonista e produtor]. Ele está com esse texto há muito tempo e botou dinheiro… Ficou tudo bom, né? Texto maravilhoso, direção, elenco. Bom demais”, elogiou a atriz Alexandra Richter (de “A História de Nós 2”). “Fiquei muito emocionada, porque colocar tantos atores em cena, hoje em dia, sem patrocínio, com o Brasil completamente em crise e desacreditado, é fantástico, né?”.

O caráter independente do projeto foi ressaltado também por Tatsu no fim da apresentação, como se pode ver no vídeo acima. Ao lado do diretor Bruce Gomlevsky (de “Timon de Atenas”) e do elenco de mais 15 atores, ele declarou: “É muito difícil fazer teatro sem patrocínio. É uma luta e às vezes tem gente querendo puxar o tapete…”. Identificada, a plateia de artistas e amigos aplaudiu mais. Estavam presentes Lorena Comparato (de “Blackbird”), Yasmin Gomlevsky (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”) e Vera Holtz, que trabalhou com Tatsu, Bruce e parte do elenco em “Timon de Atenas”. “Eu achei excelente. O elenco muito bem dirigido, os atores excelentes”, elogiou ela.

Como o nome aponta, “Um Estranho No Ninho” é a história que rendeu o primeiro Oscar da carreira do ator Jack Nicholson em 1976. A trama acompanha o detento R. P. McMurphy, que é lúcido, mas se finge de louco para ser transferido para uma instituição psiquiátrica a fim de fugir dos trabalhos braçais da cadeia. Uma vez internado, começa a questionar as regras rígidas impostas pela enfermeira-chefe e o local nunca mais é o mesmo. O texto é de Dale Wasserman (de “O Homem de La Mancha”), baseado no livro de Ken Kesey, assim como o filme.

Vera Holtz (Foto: Leonardo Torres)
Vera Holtz (Foto: Leonardo Torres)
Yasmin Gomlevsky (Foto: Leonardo Torres)
Yasmin Gomlevsky (Foto: Leonardo Torres)
Tatsu Carvalho (Foto: Leonardo Torres)
Tatsu Carvalho (Foto: Leonardo Torres)
Alexandra Richter (Foto: Leonardo Torres)
Alexandra Richter (Foto: Leonardo Torres)

_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h. R$ 30. 130 min. Classificação: 14 anos. De 1º de março até 3 de maio. Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel: 3261 2550.