O espetáculo de improvisação “Portátil”, do coletivo Porta dos Fundos, chega à TV no dia 14 de março, no canal pago Comedy Central. O grupo vinha gravando suas apresentações desde o ano passado para o programa, que será enquadrado no formato de série. Haverá um episódio diário de uma hora, de segunda a sexta, sempre às 23h, totalizando cinco exibições no dia 18. Além dos compactos da peça, o programa contará com depoimentos e cenas de bastidores da turnê.

(Foto: Reprodução / Selmy Yassuda)
(Foto: Reprodução / Selmy Yassuda)

Mas o que é “Portátil”? Em cena, Gregorio Duvivier (de “Uma Noite na Lua”), Louis Lobianco (de “Buraco da Lacraia Cabaré On Ince”), João Vicente de Castro e o especialista em improvisação Gustavo Miranda (que não é do Porta) criam uma história na hora, aos olhos do público, a partir de dados colhidos na plateia. A cada sessão, eles escolhem um espectador aleatoriamente, fazem uma entrevista mínima no palco, e em seguida recriam a biografia da pessoa com base nos jogos de improvisação. A cada apresentação, então, é um espetáculo diferente.

Essa brincadeira fez temporada no Rio de Janeiro no ano passado e cumpriu turnê por várias cidades, como Vitória, Niterói, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Americana. O grupo também levou o espetáculo para Portugal, onde se apresentou em Aveiro, Coimbra e Lisboa. Atualmente, ele está em cartaz em São Paulo, no Teatro J. Safra.

Assista ao trailer: