Prefeito debaterá lei de fomento à cultura na quarta

O prefeito Eduardo Paes vai se encontrar com representantes de classe para discutir a atual política cultural do Rio de Janeiro sob o tema Lei de Fomento. O debate, aperto ao público, ocorrerá no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, na Rua Humaitá, nº 163, na quarta (6/8), às 19h. Há 130 lugares no local e a entrada (franca) é sujeita a lotação. Por isso, é recomendado chegar com antecedência para retirada da senha.

O diretor artístico da APTR Fernando Libonati, o diretor da Federação Internacional de Circo Junior Perim e a superintendente da lei de incentivo à cultura na Secretaria de Estado de Cultura Tatiana Richard serão os debatedores com o prefeito. A mediação será feita por Adriana Schneider, professora do curso de direção teatral e do programa de pós-graduação em Artes da Cena da ECO/UFRJ. Ela também é integrante da comissão do movimento Reage, Artista, que tem como principal tema a lei de fomento à cultura.

Manifestação do grupo Reage, Artista no Prêmio Shell deste ano. (Foto: Leonardo Torres)

Manifestação do grupo Reage, Artista no Prêmio Shell deste ano. (Foto: Leonardo Torres)

No Rio de Janeiro, a política pública de fomento se restringe ao programa de editais, que dependem diretamente da intenção dos governantes para, a cada ano, existirem. Vários grupos do cenário cultural demandam uma reelaboração dessa política, como a sua garantia em lei.