Skip to content

Teatro em Cena

Quem faz?
Leonardo Torres é jornalista cultural e mestre em Artes da Cena. Está de olho na cena teatral carioca desde 2014.

Arquivo

Posts populares

  • Agenda teatral
  • 5 perguntas para Tainá Müller
  • Elenco de Merlin e Arthur faz paródia de Lady Gaga, Lexa, Gabriel Diniz e Ariana Grande
  • Crítica: A Ponte
  • Inscrições abertas para audições para musical Company

Premiadíssima, Denise Weinberg chega ao Rio em monólogo de Maria

15/04/2016 Redacao Plantão

Elogiado em São Paulo, o espetáculo “O Testamento de Maria” chega ao Rio para duas apresentações na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no sábado (16/4) e no domingo. Na peça, a premiada atriz Denise Weinberg (de “Oração Para um Pé de Chinelo”) aparece ao lado de um músico no palco, interpretando Maria em seu processo de compreensão da crucificação de seu filho – morte que lhe é obviamente muito dolorosa. O texto busca humanizar a personagem para além do símbolo religioso.

O TESTAMENTO DE MARIA 1 - DNG

Denise Weinberg é vencedora de dois prêmios Molière, três Mamembes, dois APCA e um Shell. Neste monólogo, seu desafio é dar voz a “palavras que nunca foram ouvidas”, como ressalta o autor irlandês Colm Tóibín, duas vezes finalista do Booker Prize. “As palavras de Maria, na minha peça, nascem do silêncio. Eu queria criar a ilusão de que eram palavras que nunca foram ditas e que jamais serão ditas de novo”, diz o escritor, também conhecido pela obra “Brooklyn”, adaptada para o cinema e indicada ao Oscar deste ano.

“O Testamento de Maria” foi montado na Broadway e chega ao Brasil sob a direção de Ron Daniels, que recentemente apresentou no país “Macbeth” e “Medida Por Medida” no projeto Repertório Shakespeare. Seu intuito, como artista, é oferecer ao público momentos de grande humanidade. “Maria é uma mulher perseguida, pobre, quase uma prisioneira. Seu filho, ao se tornar uma espécie de líder revolucionário, sacrifica a sua vida por uma causa que Maria não entende e cuja morte lhe é insuportável, de tão horrível e absurda”, ele observa. “O ponto de partida do nosso espetáculo é esse: uma atriz maravilhosa, que é a Denise, um texto de grande profundidade e um espetáculo puro, belo e despojado”.

_____
SERVIÇO: sáb, 18h e 21h; dom, 18h. R$ 50. 80 min. Classificação: 16 anos. Dias 16 e 17 de abril. Cidade das Artes – Sala Eletroacústica – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca. Tel: 3328-5300

Share

Sugestões de matérias para você:

  • Com ingressos esgotados, Mônica Martelli emenda temporadas na Gávea

  • Cissa Guimarães reestreia Doidas e Santas, de Martha Medeiros

  • Teatro Nelson Rodrigues reabre portas com ballet Don Quixote

Teatro em Cena © 2022. All Rights Reserved.

Powered by WordPress. Theme by Alx.