Alunos de faculdades federais do Rio de Janeiro estão comprometidos com a montagem de uma adaptação teatral do filme musical “Across the Universe” (2007), embalado pelas músicas dos Beatles. Os estudantes são dos cursos de direção teatral, teoria do teatro, produção cultural, dança, entre outros, e decidiram não se filiar a nenhuma universidade para ter uma liberdade maior na escolha dos atores do elenco. São 12 ao todo, com destaque para André Sigaud (de “Pedro Malazarte e a Arara Gigante”) e Carol Groetaers (de “A Bela e a Fera”), que ficarão com os papeis de Jude e Lucy, o casal protagonista.

André Sigaud e Carol Groetaers: Jude e Lucy (Fotos: Divulgação)
André Sigaud e Carol Groetaers: Jude e Lucy (Fotos: Divulgação)

– Escolhemos o elenco sem preocupação com perfil. Estávamos mais preocupados em ver quem realmente estava com vontade de fazer, não por ser um processo musical, mas sim um processo teatral. Todas nossas escolhas estão baseadas em gente que quer fazer teatro e só. Juntamos um elenco diversificado que acreditamos que vá se encaixar como um quebra cabeça ao longo do processo. – diz Camila Mesquita, diretora geral do processo.

No cinema, Lucy e Judy foram Evan Rachel Wood e Jim Sturgess (Foto: Divulgação)
No cinema, Lucy e Judy foram Evan Rachel Wood e Jim Sturgess (Foto: Divulgação)

“Across the Universe” se passa nos Estados Unidos dos anos 1960 e acompanha os obstáculos da história de amor de Jude, um inglês recém-chegado a procura do pai, e Lucy, a irmã de seu melhor amigo, envolvida com movimentos de contracultura e protestos contra a Guerra do Vietnã. Esse fio narrativo, inspirado na obra da banda de Liverpool, serve de instrumento para tratar de temas como psicodelia, preconceito, violência, caráter e o poder do amor e da arte. No cinema, o filme teve Evan Rachel Wood e Jim Sturgess nos papeis principais e direção de Julie Taymor (a mesma de “Frida”).

Na montagem acadêmica, os alunos pretendem apostar na integração das artes. Além da atuação, do canto e da dança, comuns ao teatro musical, querem incluir também projeções e artistas circenses. A diretora musical Patrícia Evans (de “On Broadway!”) e o ator Carlos Arruza (de “Ou Tudo Ou Nada – O Musical”) estão ajudando os estudantes. A previsão de estreia é para novembro, em teatro a definir.

Confira o elenco completo: