O espetáculo “Tribos”, em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, está um sucesso. O Teatro em Cena esteve presente para conferir e constatou: a demanda é maior do que a oferta de ingressos. A sessão de quinta (16/7) começou com uma fila de dezenas de pessoas esperando para comprar entradas para outros dias, porque aquela já estava esgotada. Conclusão: a peça fará sessões extras.

(Foto: João Caldas)
(Foto: João Caldas)

Antonio Fagundes (de “Vermelho”), que contracena com o filho Bruno (também de “Vermelho”) na história, anunciou que os sábados passarão a ser dias de sessões duplas. Além das apresentações habituais às 19h, o elenco fará outra mais cedo, às 17h – com intérprete de libras para os deficientes auditivos. Vai ser assim nos dias 18 e 25. E, no último domingo da temporada, também haverá uma sessão extra às 16h.

“Tribos” mostra a história de um jovem que nasceu surdo em uma família de ouvintes e se apaixona por uma garota que está ficando surda, mas foi ouvinte em uma família de surdos a vida toda. A presença dela abala a estrutura familiar dele e o coloca para questionar seu papel e sua posição naquele núcleo afetivo. O texto é de Nina Raine e usa a surdez como uma metáfora para qualquer minoria na sociedade – e as formas das tribos dentro de cada grupo. Aqui, a questão é aderir ou não à linguagem de sinais.

A direção do espetáculo é de Ulysses Cruz (de “Através de um Espelho”), e o elenco conta ainda com Arieta Correia (de “A Senhora de Dubuque”), Eliete Cigaarini (de “Pira, Pirandello, Pira!”), Guilherme Magon (de “Cabaret”) e Maíra Dvorek (de “Desaforados”). Eles já passaram por 26 cidades brasileiras e foram até a Portugal com “Tribos”, que já totaliza cerca de 200 mil espectadores. Após as sessões, os atores se sentam para conversar com o público sobre o projeto, que não tem patrocínio por opção e ideologia.

_____
SERVIÇO: qui a sex, 19h; sáb, 17h e 19h; dom, 18h. R$ 20 (ou R$ 5 para associados Sesc). 80 min. Classificação: 14 anos. Até 26 de julho. Teatro Sesc Ginástico – Avenida Graça Aranha, 187 – Centro. Tel: 2279-4027.