A segunda edição do Seminário Carioca de Teatro Musical está marcada para os dias 23, 24 e 25 deste mês, no Theatro Net Rio, em Copacabana. O evento terá debates e palestras sobre o teatro musical brasileiro, com as presenças confirmadas dos atores Emilio Dantas (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), Laila Garin (de “Elis, a Musical”), Lucinha Lins (de “Palavra de Mulher”), Soraya Ravenle (de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”) e Gustavo Gasparani (diretor de “Samba Futebol Clube”). Por trás de tudo, está o ator e professor Reiner Tenente (de “O Grande Circo Místico”).

Reiner Tenente (Foto: Divulgação)
Reiner Tenente (Foto: Divulgação)

O seminário é realizado pelo CEFTEM – Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, coordenado por ele. “Será mais uma oportunidade para o público conhecer de perto o que pensam os responsáveis por esse grande sucesso que está sendo o teatro musical brasileiro”, explica. “A nossa ideia é promover um debate qualificado, mas que sirva de troca entre esses profissionais já renomados no mercado e quem está querendo começar nesse gênero”.

As mesas de debates e explanações contarão com produtores em atividade, pesquisadores, dramaturgos, professores e o diretor João Fonseca (de “O Grande Circo Místico”). A expectativa é de lotação máxima, como no ano passado, e as inscrições para assistir aos seminários estão abertas. Basta enviar um e-mail com seu nome para [email protected] e, nos três dias de evento, levar um 1kg de alimento não perecível, que será doado para o Retiro dos Artistas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Confira a programação completa:

Dia 23

10:00 – Abertura

10:30 – Mesa de debates com atores de teatro musical – Emilio Dantas, Laila Garin, Lucinha Lins, Soraya Ravenle, Gustavo Gasparani.

14:00- Produtores discutem sobre as especificidades de produzir um espetáculo brasileiro – Tadeu Aguiar (Estamos Aqui Produções), Gustavo Nunes (Turbilhão de ideias), Maria Siman (Primeira Página Produções), Anna Bello (Jovem produtora/Doravante Produções).

Dia 24

10:00 – Autores/ pesquisadores de teatro musical falam sobre uma dramaturgia de teatro musical genuinamente brasileira – Rodrigo Nogueira (autor de Rock in Rio – O Musical), Karen Acioly (fundadora do Primeiro Centro de Referência do Teatro Infantil do Rio de Janeiro), Patricia Andrade (autora dos musicais Elis e Cássia Eller), Tiago Rocha (jovem dramaturgo e autor de Só Por Hoje – O Musical), Tauã Delmiro (jovem dramaturgo e autor de O Anti-musical – O Musical )

14:30 – Explanação da história do Teatro Musical Brasileiro – Tania Brandão – Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Livre Docente em Direção Teatral pela UNIRIO. Exerceu a função de crítica de teatro em diversos periódicos. É pesquisadora de História do Teatro Brasileiro e orientadora de pesquisas de Mestrado e Doutorado. Integra o Prêmio APTR de Teatro (2006/). Integrou o Fórum Mensal de Crítica de Teatro de O Globo (2008-2009). É crítica de teatro assistente de O Globo (2010/).

Dia 25

10:00- Teatro Musical americano em paralelo com teatro musical brasileiro – Beatriz Lucci

11:00- Relação dramaturgia e encenação – João Fonseca

13:30- Conversa sobre a formação de atores para teatro musical com professores de canto, dança e interpretação especializados no gênero – Reiner Tenente, Leonardo Wagner, Livia Dabarian, Sueli Guerra, Silvana Didonet, Felipe Habib.