Uma curiosidade é que todas as canções estão em francês, incluindo “Tatuagem”, de Chico Buarque, “Is This Love”, de Bob Marley, “Chocolate”, de Tim Maia e “Kiss”, de Prince. Renata conta em entrevista exclusiva ao Teatro em Cena o porquê: “Meu amigo Isaac Azar há tempos me pedia um show em francês para ficar em cartaz no restaurante Paris 6. E eu mesma tinha muita vontade de fazer algo, mas tinha de ser algo que tivesse muito a ver comigo. Como eu não falava francês, achei que aquele formato (de cantar músicas francesas) não tinha muita ligação comigo nem com a minha jornada como artista.A ideia só veio mesmo quando tive um ‘clic’ de fazer versões de músicas em francês. Aí foi sincero e todo o resto começou a desenrolar. Eu estudei a prosódia para as músicas, falei com o Edgar Duvivier que arrasou nas versões. E assim foi se construindo o French Kiss”.
Pela primeira vez no palco fora de uma peça, Renata conta o que a levou a fazer o show: “Tive muita vontade de experimentar outra linguagem. Mas na verdade o que mais gosto neste show, por isso que o chamo de cabaret, é que ele é bem híbrido. Não é apenas show mas também não pode ser visto como uma peça no sentido clássico. A interpretação não está fora do contexto. Este é o charme deste show”.
A escolha do repertório foi outra tarefa determinante na construção do espetáculo. Renata conta que, por falar de amor em seu show, começou o trabalho com um pedido especial: “A princípio, pedi que o Edgar versionasse ‘Is This Love’ do Bob Marley. E ficou linda. A partir desta canção inicial, fui encaixando e desencaixando opções até chegar ao formato de hoje”. Quando chegou na parte do roteiro em que fala de saudades, vieram mais pedidos especiais: “Pensei em canções que adoro e acabei optando por ‘Tatuagem’, do Chico Buarque. Quando a versão ficou pronta, pensei: ‘Caraca! Era isso mesmo'”.
De acordo com Renata, o novo desafio desenvolveu um novo papel para a atriz: agora ela também é produtora. “Esta é a parte mais difícil. Outra diferença, talvez a mais importante, é o fato de ser de minha autoria. Os erros e os acertos, todos eles, a criação, o toque pessoal… Tudo isso me engrandece muito mostrando o caminho que quero como artista. E o que sou. São minhas palavras no palco. O que quero dizer ao mundo neste momento”.
O espetáculo terá duas apresentações, dias 12 e 19 de maio, no Teatro Fashion Mall, e a dona do show dá seu recado sobre o que esperar da produção: “Podem esperar um trabalho criativo, sem muito compromisso com o que é certo ou errado. Irreverência, mas muitos momentos doces e ternos também. E com certeza, um entretenimento feito com muito carinho e vontade de dividir as coisas que sinto. Transformar em arte a minha visão das coisas neste momento”. Au revoir!
_____
SERVIÇO: qui, 21h. R$ 60. Dias 12 e 19 de maio. Teatro Fashion Mall – Shopping Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899, 2º andar – São Conrado. Tel: 2422-9800.