Mais de dois anos após a estreia de “Esta Criança”, a atriz Renata Sorrah volta aos palcos cariocas com “Krum”, sua nova parceria com a Cia. Brasileira de Teatro. Fundada em Curitiba pelo diretor Marcio Abreu há 12 anos, a companhia tem em comum com a artista o interesse por dramaturgos contemporâneos inéditos no Brasil. Desta vez, trabalham com um texto do israelense Hanoch Levin (1943-1999), escrito nos anos 1970, sob influência de Tchekhov e Beckett. ‘Há em Tchekhov do entretempo, Beckett do pós-guerra, Levin do final do séc XX e nós hoje, algo em comum. Enquanto o mundo turbulento destila suas violências, as pessoas tentam seguir suas vidas, muitas vezes, sem brilho, confinadas em suas casas ou alimentando expectativas, sonhos de consumo, esperança de dias melhores’, analisa Marcio Abreu.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“Krum” é apresentada como uma trama “sem grandes feitos”, na qual tudo é ordinário. A peça se inicia com o retorno ao lar do personagem-título, que, depois de perambular pela Europa em busca de experiências e aprendizado, volta para casa – na periferia de uma cidade – de mãos vazias. Ao chegar, Krum confessa que não viu nada, não viveu nada, que nem mesmo no estrangeiro foi capaz de encontrar o que buscava. Os grandes questionamentos são: por que e para que continuar?

A dramaturgia é um reflexo do país mergulhado em conflitos e contradições. Só durante o período de vida do autor, foram sete guerras em Israel, e isso respinga nas questões levantadas. Na peça, há dois enterros e dois casamentos, que acusam a repetição de ritos incompreensíveis que, vistos sem ilusões, não significam nada. A tradução é assinada por Giovana Soar, com adaptação de Marcio Abreu e Nadja Naira.

Cris Larin, Danilo Grangheia, Edson Rocha, Grace Passô, Inez Viana, Ranieri Gonzalez, Rodrigo Bolzan e Rodrigo Ferrarini completam o elenco. Todos são integrantes ou colaboradores da Cia Brasileira de Teatro em outras produções. A estreia ocorre na próxima quinta (11/3), no Oi Futuro Flamengo.

_____
SERVIÇO: qui a dom, 20h. R$ 20. 120 min. Classificação: 16 anos. De 11 de março até 26 de abril. Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Tel: 3131-3060.