
Gustavo Gasparani com parte do elenco de “Samba Futebol Clube”: vitória comemorada (Foto: Leonardo Torres)
A 9ª edição do Prêmio APTR ocorreu na terça (24/3) no Imperator, no Méier, e consagrou o musical “Samba Futebol Clube”. Ele venceu as categorias melhor espetáculo e melhor autor (para Gustavo Gasparani). Embalada pelo bom humor dos apresentadores Cláudia Raia e Ney Latorraca, a cerimônia premiou 13 categorias, com prêmios de R$ 15 mil em cada uma delas, com exceção da “melhor produção”, que o prêmio é de R$ 20. Esta foi para a Primeira Página Produções, por “O Grande Circo Místico”.
A premiação começou atrasada, com discursos de representantes da TV Globo e da prefeitura, que são apoiadores. Depois, seguiu com um tributo aos artistas que morreram recentemente, como Cláudio Marzo, e com um prêmio para o restaurante La Fiorentina por seu apoio frequente aos espetáculos. Foi um início morno, mas contornado por Cláudia e Ney, que passaram a brincar com os discursos longos e a pedir mais agilidade de todos. “Não pode perder o timing!”, brincou a atriz.

Dupla de “Contrações” empata e leva troféus de melhores atrizes: Yara de Novaes e Débora Falabella (Foto: Leonardo Torres)
Houve dois empates na entrega dos troféus. O júri dividiu o prêmio de autor entre Gustavo Gasparani (“Samba Futebol Clube”) e Marcia Zanelatto (“Desalinho”), que, em seu discurso, defendeu as diferentes formações da “família brasileira”. O mesmo aconteceu na categoria atriz, na qual Debora Falabella e Yara de Novaes, ambas de “Contrações”, foram eleitas as melhores do ano. Nos agradecimentos, ambas mostraram que a divisão não poderia ser mais justa. Estavam super felizes.
Um momento curioso da premiação foi quando a atriz Stella Rabello subiu no palco para receber o prêmio de direção por Christiane Jatahy (“E Se Elas Fossem Para Moscou?”), que esá fora do país. Muito tecnológica, ela avisou a diretora da vitória pelo Whatsapp e Christiane mandou um áudio com seu discurso de agradecimento, que foi amplificado pelo microfone para que todo teatro ouvisse. High-tech!
O ponto foi a homenagem à atriz Glória Menezes, por seus 80 anos de idade e 55 anos de carreira. Ela foi aplaudida de pé por todos os convidados e fez um discurso emocionado. Veja o vídeo aqui!
A cerimônia foi seguida por uma festa com coquetel e, a poucos metros dali, foi instalada uma blitz da Lei Seca, na Rua Hermengarda. Mas havia um ponto de táxi na saída do teatro.
Veja a lista completa de vencedores:
MELHOR ESPETÁCULO
SAMBA FUTEBOL CLUBE
MELHOR PRODUÇÃO
O GRANDE CIRCO MÍSTICO
MELHOR DIREÇÃO
CHRISTIANE JATAHY / E Se Elas Fossem Para Moscou?
MELHOR ATOR EM PAPEL PROTAGONISTA
MARCO NANINI / Beije Minha Lápide
MELHOR ATRIZ EM PAPEL PROTAGONISTA
DEBORA FALLABELA / Contrações
YARA DE NOVAES / Contrações
MELHOR ATOR EM PAPEL COADJUVANTE
ISIO GHELMAN / A Estufa
MELHOR ATRIZ EM PAPEL COADJUVANTE
SOLANGE BADIM / As Bodas de Fígaro
MELHOR AUTOR
GUSTAVO GASPARANI / Samba Futebol Clube
MARCIA ZANELATTO / Desalinho
MELHOR CENOGRAFIA
DANIELA THOMAS / Beije Minha Lápide
MELHOR FIGURINO
CAROL LOBATO / O Grande Circo Místico
MELHOR ILUMINAÇÃO
DANIELA SANCHEZ / Uma Vida Boa
MELHOR MÚSICA
TIM RESCALA / O Pequeno Zacarias – Uma Ópera Irresponsável
CATEGORIA ESPECIAL
FREDERICO REDER – Pela gestão do Theatro Net Rio
Veja alguns vídeos dos agradecimentos: