A adaptação do livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado (1912-2001), para o teatro musical fez sucesso em sua 1ª temporada, no Teatro Municipal de Niterói, e ganhou mais cinco sessões, desta vez no Teatro da UFF, também em Niterói. A 2ª temporada do espetáculo, dirigido por Marcello Caridade (de “Nessa Mesa de Bar”), ocorrerá às quartas, sempre às 20h, a partir do dia 28 deste mês. Para driblar a crise, a peça está com ingressos promocionais no valor de R$ 20 para quem doar 1kg de alimento não perecível. O estoque de comida arrecadado será destinado ao projeto social Arte de Alegrar.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em “Capitães da Areia”, meninos abandonados formam uma gangue em Salvador, promovendo pequenos furtos para sobreviver e se defender no dia-a-dia. São nove garotos, ora muito adultos ora muito infantis, unidos no enfrentamento das mazelas sociais. Publicado em 1937, o livro é um clássico nacional, leitura obrigatório em escolas e provas de vestibular. Pedro Bala, Gato, Sem Perna, Boa Vida… são todos personagens do imaginário popular.

Na versão musical teatral criada pela Cia. de Repertório de Teatro Musical, são inseridas canções originais de Macello Sader, o diretor musical, para contar a história. O elenco traz 13 atores, incluindo jovens da nova geração e Wagner Trindade (de “Raul Fora da Lei”), convidado para o papel de Padre José, que acaba ajudando os meninos abandonados na trama.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

_____
SERVIÇO: qua, 20h. R$ 30. 90 min. Classificação: 14 anos. De 28 de outubro até 25 de novembro. Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí. Tel: 3674-7512.