O ator Reiner Tenente não vai ficar nem um fim de semana fora dos palcos no Rio de Janeiro. Após terminar a temporada de “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece” no último domingo (6/3), ele ensaia para estrear um musical infantil já no próximo sábado (12/3), no Oi Futuro Flamengo. Ele é um dos sete atores no elenco de “A Árvore Que Fugiu do Quintal”, adaptação do livro homônimo de Álvaro Ottoni de Menezes.

Reiner, como jardineiro, ao lado do elenco do infantil (Foto: Leo Aversa)
Reiner, como jardineiro, ao lado do elenco do infantil (Foto: Leo Aversa)
Reiner caracterizado no espetáculo anterior (Foto: Divulgação)
Reiner caracterizado no espetáculo anterior (Foto: Divulgação)

Na história, a Árvore do título resolve fugir do quintal no qual estava plantada, porque o novo proprietário que derrubar tudo para construção de um shopping. Com a ajuda de Joãozinho e seus amigos, ela arranca suas raízes do chão, aprende a andar e segue em busca de um lugar bonito, onde as pessoas ainda gostem da natureza. Reiner interpreta dois personagens – o Peixe Fora D’Água, que fugiu do mar poluído para viver na cidade, e o Jardineiro, que acompanha a Árvore na aventura.

Essa não é a primeira adaptação do livro de Menezes para o teatro. Em 1990, houve uma montagem dirigida por Isaac Bernat (de “Lili – Uma História de Circo”) e escrita por Ricardo Hofstetter. Ricardo assina também o novo espetáculo, que agora tem direção de Zé Helou (de “Solilóquio”). “Assisti à peça diversas vezes quando tinha nove anos e ainda lembro das músicas. Apesar de tanto tempo, é um tema ainda tão atual, infelizmente”, diz o diretor.

Além de Reiner, estão no elenco Tatih Köhler (de “Beatles Num Céu de Diamantes”), Saulo Segreto (de “Bilac Vê Estrelas”), Cacá Ottoni (de “Na Real”), Mariah Viamonte (de “Baker Street 221b”), Jefferson Almeida (de “Bilac Vê Estrelas”) e Jeff Fernandéz (de “O Mundo encantado de Clara”). A direção musical é de Alexandre Queiroz (assistente de “Godspell”).

_____
SERVIÇO: sáb e dom, 16h. R$ 20. 60 min. Classificação: livre. Até 29 de maio. Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Tel: 3131-3060.