O espetáculo “BR-Trans”, indicado aos prêmios APTR e Cesgranrio, reestreia no Rio de Janeiro no dia 9 de junho, no Teatro Poeira, em Botafogo. A proposta, no entanto, não é uma mera temporada, e sim uma ocupação. O ator do monólogo, Silvero Pereira, e a diretora Jezebel de Carli vão ministrar a oficina “Gênero, teatro e performatividade – movimentos para corpos desviantes”, que será gratuita para o público. As vagas são limitadas a 20 pessoas e as inscrições vão até 1º de junho pelo e-mail [email protected].

Silvero Pereira em cena (Foto: Maycon Soldan)
Silvero Pereira em cena (Foto: Maycon Soldan)

A oficina abordará procedimentos individuais de escrita das experiências pessoais de performatividade de gênero, que servirão de material para a composição de cenas. “Propõe também uma investigação sobre corpos desviantes, corpos como territórios éticos e políticos. Montar-se como possibilidade de invenção e jogo. Montar-se como um movimento de corpos em desvio”, diz o material de divulgação enviado à imprensa.

Os encontros ocorrerão entre os dias 8 e 17 de junho (quartas, quintas e sextas, das 10h às 14h), 22 de junho a 12 de agosto (quartas, quintas e sextas (das 10h Às 13h) e 20, 21, 27 e 28 de agosto (sábados e domingos, das 13h às 18h), no Teatro Poeira. Para mais informações, ligar para 2537-8053.

A temporada de “BR-Trans” vai até 31 de julho. O espetáculo, que fez uma temporada de ingressos disputados no CCBB, parte de histórias reais de travestis, transformistas e transexuais para tratar do medo, da solidão e da morte. “BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, explica Silvero.

_____
SERVIÇO (ESPETÁCULO): qui a sáb, 21h; dom, 19h. R$ 30. 70 min. Classificação: 14 anos. Até 31 de julho. Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104 – Botafogo. Tel: 2537-8053.