Stephanie Serrat foi escolhida com vídeo de "Folhas Secas" (Foto: Priscila Villas Bôas‎)
Stephanie Serrat foi escolhida com vídeo de “Folhas Secas” (Foto: Priscila Villas Bôas‎)

A atriz Stephanie Serrat (de “Chacrinha – O Musical”) teve que guardar segredo durante duas semanas, mas agora já pode gritar para todo mundo ouvir: vai ser a protagonista do musical “Andança”, a biografia teatral da sambista Beth Carvalho, que tem estreia prevista para junho. “Foi muito complicado manter o segredo, porque você fica muito feliz com a notícia e quer compartilhar. As pessoas perguntam ‘e aí, tem alguma novidade?’ e você começa a ter que inventar, sabe?”, ri a atriz, em entrevista ao Teatro em Cena. Ela recebeu a aprovação no último dia de audições, no fim de janeiro, e está feliz da vida desde então. “Estou morrendo de medo, mas feliz. Tenho certeza que não vai ser simples nem fácil. Vou ter que estudar bastante para chegar o mais próximo possível dela”.

Com 26 anos, ela será responsável por dar vida à juventude da cantora no espetáculo, que será dirigido por Ernesto Piccolo (de “A História de Nós 2” e “Sonhos de um Sedutor”). Há ainda outras duas atrizes escaladas – Jamilly Mariano (de 8 anos) para a infância e Eduarda Fadini (de “Rádio Nacional – As Ondas Que Conquistaram o Brasil”) para a fase madura, dos 40 aos 60 anos. Será a primeira protagonista da carreira de Stephanie, que além de “Chacrinha”, já fez “Hair” com Charles Möeller e Claudio Botelho e “Rock in Rio – O Musical” com João Fonseca. “Sei que será um grande desafio, mas se todos os desafios fossem prazerosos e enriquecedores como esse… Estudar Beth Carvalho e interpretá-la será uma honra, um privilégio”, fala. “Ela tem uma responsabilidade muito grande para a música brasileira. Ela é madrinha do Zeca [Pagodinho], do Arlindo [Cruz], do Jorge Aragão… Ajudou todos eles e muitos outros. O que seria do samba sem ela?”.

Veja o vídeo de inscrição dela para o musical:

Stephanie fala com propriedade. Ela mesma adora samba e se apresentava na Lapa com o grupo Artigo Esgotado. No Youtube, é fácil encontrar vídeos dela cantando músicas desse gênero, como “Folhas Secas”, que foi o material que ela enviou na inscrição para as audições. Ela, no entanto, não acreditava que tinha chances de conseguir o papel, mesmo com essa bagagem. O que a levou a se inscrever foi a presença do produtor musical Rildo Hora na ficha técnica. Ele será o diretor musical da peça. “O Rildo é um maestro que já dirigiu o Zeca, a Beth, já fez de tudo que você possa imaginar”, ela conta. “Quando eu vi que ele estava, pensei: ‘não posso deixar de audicionar para ele’”. Ela mandou o vídeo, foi chamada entre mais de 1.100 inscritos, cantou “Saco de Feijão” e “O Mundo é o Moinho” nos testes e foi escolhida, mesmo não tendo o perfil óbvio. Piccolo não estava de olho em tipos físicos parecidos, mas sim em semelhança no timbre de voz e presença de palco.

Mural de fotos, da esquerda para direita: Stephanie com Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Dudu Nobre (Fotos: Reprodução / Instagram)
Mural de fotos, da esquerda para direita: Stephanie com Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Dudu Nobre (Fotos: Reprodução / Instagram)

A carioca ainda não conhece Beth, mas tem um fato curioso em sua trajetória. Quando começou a cantar em barzinhos, ainda adolescente, conheceu o compositor Edmundo Souto, que escreveu “Andança”. Ele frequentava o bar perto da casa dela. “Eu ainda era muito imatura, mas ele ficou encantado com minha voz, e eu gravei um samba dele”, lembra. “Espero que ela tenha visto a notícia e se surpreendido. Vai ser engraçado quando ele souber”. Já deve saber. É a notícia da semana.

Os ensaios do musical só começarão em abril. Stephanie quer conhecer a Beth e mergulhar profundamente em sua obra. Ela está preocupada em ser fiel à artista, que todo mundo conhece. “É uma pessoa famosa, que existe, está viva, então a comparação é inevitável”, pondera. “Vou ter que construir uma personagem que está aí, que provavelmente vai assistir, e não ofendê-la, não fazer nada que talvez ela não fizesse. É uma grande responsabilidade”.

Ouça um samba gravado pela Stephanie: