O público carioca vai ter mais uma chance de ver – ou rever – o espetáculo “Conselho de Classe” em junho. O ator Paulo Verlings (de “Fatal”), um dos integrantes do elenco original, contou ao Teatro em Cena que a próxima temporada será no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, com sessões de quinta a segunda-feira. Atualmente, a peça está fazendo uma turnê nacional.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O espetáculo, escrito por Jô Bilac (de “Beije Minha Lápide”), analisa questões de micro e macro política do sistema público de ensino no Brasil. Toda a trama se passa na sala abafada de uma escola carioca, durante um conselho de classe. A reunião das professoras é desestabilizada pela chegada de um novo diretor, visto que a diretora anterior está de licença, porque foi agredida por um dos alunos. “Se o professor é mal remunerado e trabalha sob condições difíceis, que tipo de sociedade está sendo construída?” é um dos questionamentos levantados.

Estreado em 2013, “Conselho de Classe” é um sucesso de crítica. Ele recebeu três prêmios APTR (melhor texto, direção e ator principal), um prêmio Shell (melhor cenário) e quatro prêmios Cesgranrio (melhor texto, direção, espetáculo e cenário). O espetáculo também marca a comemoração dos 25 anos de formação da Cia. dos Atores. Esse foi um dos últimos trabalhos da diretora Bel Garcia (1967-2015), que dividiu a função com Susana Ribeiro (de “JT – Um Conto de Fadas Punk”).

(Foto: Vicente de Mello)
(Foto: Vicente de Mello)