(Foto:  Felipe Diniz)
(Foto: Felipe Diniz)

O ator Tatsu Carvalho (de “Timon de Atenas”) comprou os direitos da peça “Um Estranho No Ninho” e vai estreá-la no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, no dia 1º de março. Além de co-produzir o espetáculo, ele o protagonizará, no papel de R.P. McMurphy, um detento que simula loucura para escapar dos trabalhos braçais da cadeia e ser levado para uma instituição psiquiátrica. O personagem foi consagrado por Jack Nicholson no cinema, rendendo o primeiro Oscar da carreira do ator americano em 1976.

Na história, R. P. McMurphy é internado em uma clínica psiquiátrica e passa a questionar as regras severas da enfermeira chefe, sem imaginar o preço que pagará por desafiar o poder. O texto de Dale Wasserman (de “O Homem de la Mancha”) é baseado em um romance de Ken Kesey, “One Flew Over the Cuckoo’s Nest”, e foi montado pela primeira vez na Broadway em 1963, com Kirk Douglas e Gene Wilder nos papeis principais. Levada para 15 países, a peça ainda ganhou um Tony de melhor remontagem em 2001, e sua trama é amplamente conhecida por causa do filme de 1975, que venceu cinco categorias do Oscar. No site IMDB, um arquivo digital de Hollywood, o longa-metragem é considerado um dos 15 melhores da história na opinião dos usuários.

Assista ao trailer do filme:

Na montagem brasileira, dirigida por Bruce Gomlevsky (de “Timon de Atenas”), a enfermeira será interpretada por Helena Varvaki (de “O Diário de Anne Frank”). No elenco, há mais 14 nomes: Charles Asevedo (de “Timon de Atenas”), Felipe Martins (de “Macbeth”), Henrique Gottardo (de “Timon de Atenas”), Hylka Maria (de “Pedaços de Mim”), Isaac Bardavid (de “A Comédia dos Erros”), Junior Prata (de “Timon de Atenas”), Lorena Sá Ribeiro (de “Timon de Atenas”), Marcelo Morato (de “Timon de Atenas”), Rafael Oliveira (de “Meu Pequeno Príncipe”), Ricardo Lopes, Ricardo Ventura (de “O Homem Travesseiro”), Tatiana Muniz (de “O Ensaio Sobre a Cegueira”), Vitor Thiré (de “Deu Branco”) e Zé Guilherme Guimarães (de “Silêncio!”).

_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h. R$ 30. 130 min. Classificação: 14 anos. De 1º de março até 3 de maio. Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel: 3261 2550.