Era para Tauã Delmiro (de “Todo Vagabundo Tem Seu Dia de Glória”) ficar em cartaz com o infantil “O Edredom” só até 2 de agosto, mas a demanda esticou a temporada até o dia 16. No próximo fim de semana, no entanto, o espetáculo faz sua despedida do Castelinho do Flamengo, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho. As duas últimas apresentações da temporada ocorrem sábado e domingo, às 11h, com entrada franca e senhas distribuídas meia hora antes. O local acomoda apenas 20 espectadores por apresentação.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A história de “O Edredom” é repleta de extensões. Ela começou como um conto, escrito pelo próprio Tauã, que depois o adaptou para um esquete. Com o sucesso da cena curta, premiada em vários festivais, ele decidiu expandi-la para um espetáculo de 50 minutos – que é esse que está em cartaz. A direção é de Manuela Hashimoto.

Na trama, Tauã trata de gênero e sexualidade para crianças. A sinopse fala sobre uma criança apaixonada pelo fundo do mar e decidida a virar peixe, pois não sabe se é menina ou menino. Quando percebe que não dá para virar peixe, ela decide se abrigar embaixo do edredom. “Levar a criança à reflexão é também garantir seus direitos enquanto cidadão e com isso atuar no engajamento desta na luta contra o preconceito, a discriminação e as diversas formas de opressão”, diz o ator.

Segundo o ator, ele sempre busca trabalhar temas limítrofes entre o teatro adulto e o infantil quando escreve dramaturgia para crianças e jovens. Para ele, falar de sexualidade para o público em formação é uma maneira de incluí-lo nas discussões sem subestimar a capacidade de problematização da plateia.

_____
SERVIÇO: sáb e dom, 11h. Entrada franca: senhas distribuída 30min antes. Classificação: livre. Até 16 de agosto. Castelinho do Flamengo – Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Praia do Flamengo, 158 – Flamengo. Tel: 2205-0655.