A Cia. de Mysterios e Novidades está comemorando aniversário de 35 anos e presenteando o público carioca com apresentações de graça na Praça de Mauá. No próximo sábado (12/12), às 16h, o grupo encenará na rua um espetáculo devocional de recebimento de Nossa Senhora da Saúde pela Zona Portuária. A peça faz parte de uma trilogia épica que retrata os 450 anos do Rio de Janeiro, com manifestação de arte pública.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O “Auto de Nossa Senhora da Saúde” conta com 19 atores e cinco músicos, com participação do Grupo Afro Axé Lemi Yao. A direção é de Ligia Veiga, que também dirigiu “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”, a apresentação que a companhia fez no sábado passado, também na Praça Mauá.

A Cia. Mysterios e Novidades investe costumeiramente em arte pública. Criada em São Paulo, ela busca inspiração na linguagem dos antigos atores/músicos populares, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo. Desde 1981, difunde a cultura brasileira em festivais internacionais e residências teatrais em países da Europa e da América Latina.