José Auro Travassos em uma das cenas (Foto: Divulgação)
José Auro Travassos em uma das cenas (Foto: Divulgação)

O projeto Clube da Cena – Redes Sociais vai ocupar as quartas do Teatro Ipanema de 15 de outubro a 3 de dezembro. Ele consiste em apresentar um espetáculo inédito por semana, sempre às 20h. Nenhum é repetido. Nenhum foi visto antes. “Trata-se de uma crônica teatral semanal, praticamente imediata, da vida social moderna, a partir daquilo que é publicado nas redes sociais”, explica a diretora Cristina Fagundes.

O Clube da Cena existe há cinco anos e sua proposta é basicamente a experimentação e a produção frequente do seu coletivo. Fazem parte seis autores, 12 diretores, dois músicos e artistas convidados. A cada semana, cada autor recebe, por sorteio, um post de rede social e tem que criar uma cena inspirada nisso. O material escrito é entregue para os diretores, também por sorteio, e eles têm que trabalhar com dois atores, também sorteados. Há um revezamento no elenco e na equipe de criação, de modo que nem todos estão escalados em todos os dias de apresentação.

Segundo a assessoria de imprensa do projeto, ele teve a maior média de público no Teatro Maria Clara Machado, na Gávea, em 2010 e 2011. Já participaram os dramaturgos Jô Bilac (de “Conselho de Classe”), Renata Mizrahi (de “Silêncio!”), Rodrigo Nogueira (de “Rock in Rio – o Musical”), Julia Spadaccini (de “Aos Domingos”), entre outros.

Os ingressos custam R$ 40 e o teatro acomoda 222 pessoas por sessão. A classificação indicativa é de 14 anos.