Indicada ao Prêmio Shell por sua passagem pelo Castelinho do Flamengo, a Ocupação Rio Diversidade chegou ao Teatro SESI Centro nesta semana para uma temporada de um mês. Trata-se de um espetáculo que compila quatro monólogos curtos sobre diversidade sexual e de gênero, com apresentação da drag queen Magenta Dawning. Quatro diretores assinam as peças curtas: Renato Carrera (de “Abajur Lilás”), Ivan Sugahara (de “El Pánico”), Cesar Augusto (de “A Tropa”) e Guilherme Leme Garcia (de “Fatal”).

Magenta Dawning, a autora Marcia Zanelato e o elenco da ocupação (Foto: Divulgação)
Em cena, Kelzy Ecard (de “Incêndios”) vive uma mulher de meia idade presa no armário, com desejos reprimidos pela sociedade. Gabriela Carneiro da Cunha (de “S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal”), por sua vez, conta a história de uma flor carnívora, afirmando o hermafroditismo das plantas, sua indefinição de gênero e sua intersexualidade. Já Thadeu Matos (de “Vampiras Lésbicas de Sodoma”) dá vida à trama do encontro de um escritor com o assassino de um homem. Completando o time, Larissa Bracher (de “Tragica.3”) vive a primeira pessoa do mundo a ser reconhecida como “sem gênero específico”, Norrie May-Welby.
Os monólogos chamam-se “Como Deixar de Ser”, “Flor Carnívora”, “A Noite em Claro” e “Genderless/Um Corpo Fora da Lei”. Cada um é assinado por um dramaturgo diferente.
_____
SERVIÇO: qui e sex, 19h30; sáb, 19h. R$ 40. 110 min. Classificação: 18 anos. Até 11 de fevereiro. Teatro SESI Centro – Avenida Graça Aranha, 1 – Centro. Tel: 2563-4163.