(Foto: Flávio Dantas)
(Foto: Flávio Dantas)

Faltando uma semana para seu aniversário de 27 anos, a atriz Thaís Belchior vive um bom momento na carreira. Ela é o grande destaque do elenco jovem do musical “BarbarIdade”, produção milionária da Aventura Entretenimento sobre a velhice contemporânea. Em cartaz no Oi Casa Grande, no Leblon, Thaís tem dois papeis na peça: a assistente da produtora teatral interpretada por Susana Vieira e Matusalém, o homem mais velho do mundo. “Sim, eu faço um homem! Eu não posso falar muito, porque a ideia é que o público não associe, mas está na sinopse… Tem toda uma caracterização, é bem legal, e é bem diferente de tudo que eu já fiz”, ela comenta em entrevista ao Teatro em Cena. “São dois personagens completamente diferentes. Faço um homem e uma mulher, sendo que é um homem velho, então exige uma voz, uma postura, tudo diferente”. De fato, ela fica irreconhecível (confira aqui).

Ela ganhou destaque no espetáculo, escrito por Rodrigo Nogueira (de “Chacrinha – O Musical”) e dirigido por Alonso Barros (de “Se Eu Fosse Você, o Musical”), após aprovação na audição. Thaís fez os testes depois de participar de um musical da Aventura em São Paulo. Antes, ela também havia atuado em “Tudo Por um Popstar”, outra montagem da empresa. “Eu tinha acabado de me machucar e estava cheia de pontos. Vim para o Rio fazer a audição e, graças aos deuses, estou aqui”. Durante os ensaios, ganhou os dois papeis e, de todos os atores jovens do espetáculo, ela foi a única convidada para se sentar ao lado dos consagrados na coletiva de imprensa. Thaís Belchior esteve entre Guilherme Leme Garcia, Edwin Luisi, Osmar Prado, Marcos Oliveira, Vera Fajardo e Susana Vieira. Não é uma situação que passa despercebida para ela. “Eu estou tendo uma grande escola. No meio desses monstros todos, eu estou aqui. Estou aprendendo demais com eles”.

Thaís em quatro momentos de “BarbarIdade”:

Susana, sua parceira de cena, virou uma grande amiga. As quatro décadas e meia que separam os nascimentos delas não a distanciam no dia-a-dia. A veterana fala sobre Thaís com carinho, e vice-versa. Quando o nome dela é citado, Thaís discursa quase como defensora: “É uma alegria trabalhar com ela, não só porque ela tem mais de 50 anos de carreira, é uma p*** atriz e entende pra caramba do que faz, mas também porque é uma pessoa extremamente iluminada. Ela é um sol. É muito, muito, muito bom estar do lado dela. Não tenho nunca dias ruins perto dela”. As duas estreitaram tanto os laços que é com Susana que Thaís se agarra e compartilha seus problemas e suas confidências. A atriz tem sim paciência com quem está começando, ela garante. “Ela não só tem paciência como é generosa demais”.

A preparação para o espetáculo possibilitou ainda que Thaís Belchior se visse, de repente, no meio de grandes escritores. Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura são os musos inspiradores do musical e estiveram presentes em workshops e ensaios. Veríssimo, de quem ela é mais fã, apareceu só na reta final e ela não esconde que ficou super nervosa. “Ele veio aqui ver um ensaio e eu fiquei branca. Não sabia o que falar. Foi muito legal, incrível. Eu nunca pensei que pudesse ter essa oportunidade na minha vida: estar perto desses caras. O Zuenir é um imortal, né?”. Nesse dia, ela não resistiu e tietou: tirou uma foto entre os três e postou no Instagram com a legenda “que honra”. Conseguiu várias curtidas.

No aplicativo, aliás, é possível ver o quanto ela é querida. Ela tem 8,8 mil seguidores e vários comentários de fãs e ex-colegas de trabalho – resultado principalmente de sua trajetória nos palcos. Thaís já fez algumas pontas na TV e no cinema (não confundi-la com a Thais Melchior – com M), mas seus trabalhos de mais visibilidade são no teatro. “Tudo Por um Popstar”, “Alice e Gabriel” e “Fonchito e a Lua” são alguns exemplos. “BarbarIdade” é a bola da vez para ela fazer gol, em cartaz até o meio do ano, alcançando um público mais adulto.

_____
SERVIÇO: qui a sáb, 21h; dom, 19h. R$ 60 a R$ 170. 120 min. Classificação: livre. Até 14 de junho. Oi Casa Grande – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon. Tel: 2511-0800.