Quando a escritora Thalita Rebouças publicou o livro “Tudo Por Um Popstar” em 2003, ela talvez não imaginasse tudo que o sucederia. Na época, o grande barato era que sua orelha havia sido escrita pelo cantor Junior Lima, no auge da carreira ao lado da irmã Sandy. Mas essa não seria, nem de longe, a maior conquista da obra, que virou best-seller e elevou a autora a outro patamar. Dali em diante, ela se tornou uma figura concorrida nas Bienais do Livro, esticou a série (com “Tudo Por Um Namorado” e “Tudo Por Um Feriado”), lançou tantos outros livros (todos sucessos comerciais) e viu seu filho ser adaptado para o teatro. Dez anos depois, “Tudo Por Um Popstar” virou peça e confirmou seu êxito com três temporadas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. Nesta semana, a pedido do público, o espetáculo entra em cartaz novamente, por mais dois meses no Teatro Ipanema, com nova montagem. E já há pedidos para uma turnê nacional.

(Foto: Divulgação / Alle Vidal)
(Foto: Divulgação / Alle Vidal)

Thalita não assiste ao desdobramento de longe. Pelo contrário. Ela faz questão de participar dos detalhes da adaptação teatral, dirigida por Pedro Vasconcelos (de “Amor Eterno Amor”). Para a nova montagem, que traz a Marcella Rica (de “Confissões de Adolescente) e o David Lucas (de “Três Marias”) no elenco, a autora abriu sua casa para as reuniões da produção. “Estou super junto. Participo de tudo. Acho que isso é muito bacana no Pedro: ele permite minha intromissão e é muito fiel ao texto, ao que eu penso dos personagens”, analisa em entrevista ao Teatro Em Cena. “Eu e Pedro casamos profissionalmente de uma maneira muito bonita”.

Ela opinou até na escalação do elenco, que sofreu duas baixas com relação ao ano passado. Quem assistiu à peça antes também vai notar mudanças na nova temporada. “Podem esperar coisa nova. Mais teatro, mais show, menos musical. Quem viu vai amar, porque vai reconhecer os personagens do livro, e quem não viu vai ficar muito empolgado”, acredita a escritora. “A gente está querendo fazer uma coisa bem diferente, mas claro que baseado no livro. Só que é outra montagem mesmo”. O espetáculo não é mais produzido pela Aventura Entretenimento – e sim pela Da Gaveta – e teve seu título alterado para “Tudo Por um Popstar, de Thalita Rebouças”. A autora não está só por trás, como no letreiro.

Na história, um trio de adolescentes – Manu (Jullie), Ritinha (Larissa Bougleux) e Gabi (papel que era de Thati Lopes, atualmente em “Se Eu Fosse Você, o Musical”) – viaja de Resende para o Rio de Janeiro para ver o show de uma boyband internacional chamada Slavabody Disco Disco Boys no Maracanã, e tentar conhecer os caras de pertinho. É claro que tudo vira uma grande aventura. O roteiro da adaptação ficou por conta do Gustavo Reiz (“Sansão e Dalila”) e, na nova montagem, parece ser menos infantil. Prova disso é a classificação indicativa de dez anos – e não livre – e o horário das sessões: 21h.

Elenco da nova montagem de "Tudo Por um Popstar" (Foto: Alline Ourique)
Elenco da nova montagem de “Tudo Por um Popstar” (Foto: Alline Ourique)

Vestindo a camisa, a autora fala com muita admiração, encantamento e orgulho da peça teatral. “É muito emocionante assisti-la. Os personagens são tão bem interpretados. O elenco é incrível”, elogia Thalita Rebouças, que também dá sugestões sobre entonações de falas para os atores. Seu envolvimento chega a esse nível. “Viramos uma família mesmo. Não consigo nem me imaginar longe dessa montagem. Estou sempre junto e sempre vou estar, porque é lindo ver o trabalho que você imagina na sua cabeça ganhar vida no palco”.

Serviço
Teatro Ipanema
Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema. Telefone: 2267-3750.
Temporada: 18 de abril a 8 de junho.
Dias e horários: Sextas e sábados, às 21h, domingos, às 19h.
Duração: 90 minutos.
Preço: R$ 50,00.
Classificação Etária: 10 anos