Interessados em participarem da temporada 2015 do Theatro Municipal têm uma oportunidade. Estão abertas audições para os solistas (segundo elenco e comprimários, aqueles que se encarregam das partes secundárias) da ópera “As Bodas de Fígaro”, que será apresentada entre os dias 19 e 29 de novembro. Os candidatos farão testes para os papeis de Fígaro, Susanna, Conde, Condessa, Basílio, Marcelina, D. Curzio, Barbarina e Antônio. As inscrições são exclusivamente por e-mail até o dia 24 de agosto, pois as audições acontecem já no dia seguinte, a partir das 14h, no próprio Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Os artistas que quiserem se candidatar devem enviar um e-mail para [email protected] com nome completo, número de documento de identidade, currículo (máximo de uma lauda, em formato Word, em arquivo anexado), e a indicação do papel para o qual quer concorrer. Cada personagem exigirá uma apresentação diferente dos inscritos. Confira:
FÍGARO: Ária – Non più andrai, farfallone amoroso
Recitativo e Ária – Tutto è disposto / Aprite un po’ quegli occhi
SUSANNA: Ária – Venite, inginocchiatevi
Recitativo e Ária – Giunse alfin Il momento / Deh vieni non tardar
CONDE: Recitativo e Ária – Hai già vinta la causa
CONDESSA: Cavatina – Porgi amor qualche ristoro
Recitativo e Ária – E Susanna non vien
BASÍLIO: Ária – In quegl’anni, in cui val poco
MARCELINA: Ária – Il capro e La capretta
BARBARINA: Cavatina – L’ho perduta, me meschina
D. CURZIO: Ária de Basílio – In quegl’anni, in cui val poco
ANTÔNIO: Ária de Fígaro – Non più andrai, farfallone amoroso
“As Bodas de Fígaro” é uma obra do Mozart, estreada em Viena em 1786. Na história, os criados Fígaro e Susanna estão de casamento marcado, e morrendo de medo que o Conde não abra mão do “Direito do Senhor”, que consiste no privilégio do patrão passar a noite de núpcias com a empregada antes do futuro marido.