Thiago Lacerda traz peças Macbeth e Medida Por Medida ao Rio

O ator Thiago Lacerda (de “Hamlet”) vai repetir no Rio de Janeiro o que já fez em São Paulo: temporadas simultâneas de duas obras de William Shakespeare (1564-1616). Estreia no dia 19 de fevereiro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, o revezamento das montagens de “Macbeth” e “Medida Por Medida”, ambas dirigidas por Ron Daniels (da Royal Shakespeare Company), com o mesmo elenco de 14 atores. Depois, os dois espetáculos irão também para o Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes.

MACBETH_Repertório WS 1 - DNG

Como funciona o revezamento? É simples. O elenco apresenta “Macbeth” e “Medida Por Medida” em dias ou horários alternados. “Macbeth” será apresentada sextas às 21h e sábados às 21h. “Medida Por Medida”, por sua vez, será encenada sábados às 18h e domingos às 19h. O interessante, também, é que os protagonistas de uma peça interpretam os papeis secundários na outra. Na primeira montagem, por exemplo, Thiago Lacerda é o próprio Macbeth, o guerreiro que se transforma em assassino inescrupuloso, e, na segunda montagem, interpreta o conselheiro moralista Angelo.

O elenco completo é formado por Ana Kutner (de “Horses Hotel”), André Hendges (de “Fluxo”), Fábio Takeo (de “A Gira da Rainha”), Felipe Martins (de “Um Estranho No Ninho”), Giulia Gam (de “Pedro e o Lobo”), Lourival Prudêncio (de “Conselho de Classe”), Lui Vizotto, Luisa Thiré (de “Feliz Por Nada”), Marco Antônio Pâmio (de “Consertando Frank”), Marcos Suchara (de “Através de um Espelho”), Rafael Losso (de “A Coleira de Bóris”), Stella de Paula e Sylvio Zilber (de “A Última Sessão”). O desafio para eles é, além de fazer duas peças em uma mesma temporada, passear pela tragédia, com “Macbeth”, e pela comédia, com “Medida Por Medida”, todo fim de semana.

“Macbeth” conta a história do general que volta da guerra e recebe uma profecia de três criaturas misteriosas: será rei em um futuro próximo. Para concretizar a previsão, ele decide matar o rei atual, instigado pela esposa, Lady Macbeth. Já “Medida Por Medida” acompanha o personagem Duque, que reintroduz uma antiga lei em sua cidade, punindo com a morte todo e qualquer abuso sexual. Mas quem implementa a lei é seu vice, porque ele se afasta por um período, disfarçando-se de frei para observar tudo à distância.

MACBETH_Repertório WS 1 - DNG

_____
MACBETH: sex e sáb, 21h. R$ 60. Classificação: 14 anos. De 19 até 28 de fevereiro. Cidade das Artes – Avenida da Américas, 5300 – Barra da Tijuca. Tel: 3325-0102.

_____
MEDIDA POR MEDIDA: sáb, 18h; dom, 19h. R$ 60. Classificação: 14 anos. De 19 até 28 de fevereiro. Cidade das Artes – Avenida da Américas, 5300 – Barra da Tijuca. Tel: 3325-0102.