Thiago Marinho entra no elenco da turnê da tragédia Incêndios

thiago marinho 2 O ator Thiago Marinho (de “Elis, a Musical”) começa neste fim de semana seu trabalho no espetáculo “Incêndios”, em turnê nacional. Ele entra no elenco substituindo Felipe de Carolis – que está em São Paulo em temporada com o musical “We Will Rock You”. Portanto, vai interpretar o lutador de boxe Simon, filho da personagem central, vivida por Marieta Severo (de “As Centenárias”). Na história, ele e sua irmã gêmea (Keli Freitas, de “Mente Mentira”) são surpreendidos ao abrir o testamento da mãe: ela deixa duas cartas, que eles devem entregar ao pai (que acreditavam morto) e a um terceiro irmão (que desconheciam a existência).

“Incêndios” é uma tragédia, com uma guerra civil como pano de fundo. Escrita pelo libanês Wajdi Mouawad, ela já foi adaptada para o cinema e está em cartaz no Brasil desde 2013, com sucesso de público e crítica. Sua densidade, no entanto, é bem diferente dos trabalhos que Thiago vinha percorrendo até então, atuando principalmente no segmento musical. “Incêndios é desafiador para qualquer ator, eu acho”, ele diz ao Teatro em Cena. “Eu vinha de um ano e meio de ‘Elis, a Musical’, então voltar para um texto com essa força, sem nenhum alívio cômico, nenhuma música, etc., foi bom para me desequilibrar de novo. E sair do conforto é essencial para o ator”. Sua estreia no elenco se dá com as sessões de Belo Horizonte, neste fim de semana, mas ele já havia substituído Felipe uma vez, na temporada no Teatro Carlos Gomes em 2015, quando o amigo precisou se ausentar da peça para uma gravação da novela “Verdades Secretas”. Então, a turnê é uma retomada dessa prévia que ele teve como stand in.

Para essa nova fase, ele acompanhou o elenco na temporada do Theatro Net Rio, em Copacabana, no mês passado. Como já havia ensaiado com eles, e com o diretor Aderbal Freire-Filho (de “As Centenárias”), e até se apresentado no ano passado, o processo foi mais tranquilo. “O Phill [Felipe de Carolis] foi maravilhoso e generoso de me emprestar o Simon que ele batalhou tanta para criar. Eu tinha que ser muito carinhoso com o presente. E ele estava e está sempre do meu lado para qualquer coisa que eu precise”.

Thiago fica em “Incêndios” durante todo mês de abril: vai participar das paradas em Belo Horizonte (9 e 10), Salvador (16 e 17), Santo André (23 e 24) e Santos (30 de abril e 1º de maio). Felipe volta ao espetáculo para as duas últimas cidades da turnê – Guarulhos (14 e 15 de maio) e Campinas (27 e 29 de maio). Quando isso acontecer, Thiago estará 100% focado em seu próximo projeto, o espetáculo “Tudo o Que Há Flora”, com direção de Daniel Herz (de “O Pena Carioca”).

"Incêndios". (Foto: Leo Aversa)

“Incêndios”. (Foto: Leo Aversa)