O musical “BarbarIdade”, da Aventura Entretenimento, inicia nesta semana sua temporada paulista no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. Mas quem vê-lo na terra da garoa não terá a mesma experiência que o público carioca. A protagonista Susana Vieira (de “A Partilha”) deixou o elenco da peça por conta de uma contusão no pé, e foi substituída por Stela Maria Rodriygues (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”). Susana só aparecerá em vídeos projetados ao longo da encenação, interpretando a si mesma, em uma espécie de musa inspiradora para a personagem principal.

Susana Vieira sai e Stela Maria Rodriygues entra (Fotos: Divulgação / Caio Gallucci)
Susana Vieira sai e Stela Maria Rodriygues entra (Fotos: Divulgação / Caio Gallucci)

Além dela, também se despediram do espetáculo os atores Guilherme Leme Garcia (de “Uma Relação Pornográfica”) e Vera Fajardo (de “Relicário de Rita Cristal”), do núcleo principal, e Giselle Lima (de “Se Eu Fosse Você, o Musical”), Carol Costa (de “As Damas de Paus”) e Leo Wainer (de “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”), do ensemble. Em contrapartida, o elenco foi reforçado com nomes como Anna Toledo (de “Vingança”), Mariana Amaral (de “Se Eu Fosse Você – O Musical”), Jhafiny James (de “Jesus Cristo Superstar”) e Cadu Batanero (de “Jesus Cristo Superstar”), que entraram especialmente para a temporada em São Paulo.

Osmar Prado (de “A Corrupção Que Vale a Pena”), Edwin Luisi (de “Tango, Bolero e Cha Cha Cha”), Marcos Oliveira (de “Biografia Não Autorizada”), Leonardo Senna (de “O Grande Circo Místico”), Igor Pontes (de “Se Eu Fosse Você – O Musical”), Thais Belchior (de “Tudo Por um Popstar”), Diego Montez (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), Ágata Matos (de “O Rei Leão”), Eduardo Leão (de “Se Eu Fosse Você, o Musical”), Germana Guilherme (de “As Bruxas de Eastwick”), Thiago Lemmos (de “Jesus Cristo Superstar”) e Clara Verdier (de “As Bruxas de Eastwick”) seguem firmes – dirigidos por Alonso Barros (de “Se Eu Fosse Você, o Musical”).

Escrito por Rodrigo Nogueira (de “Chacrinha – O Musical”), o espetáculo trata da terceira idade ativa, inspirado nos escritores Luis Fernando Veríssimo, Ziraldo e Zuenir Ventura. Na trama, uma produtora teatral (antes interpretada por Susana Vieira) convoca três escritores para escreverem um musical sobre a velhice, mas não entendem nada do assunto e enfrentam um bloqueio criativo. Para ajudá-los, eles contam com as aparições mágicas de Matusalém, o homem mais velho do mundo. A história é contada entremeada por 30 músicas (com medleys), que vão de Anitta a Frank Sinatra, além de algumas originais.

Os problemas

Anunciado com toda pompa e circunstância, “BarbarIdade”, no entanto, não repetiu o sucesso de peças como “Chacrinha – O Musical” e “Elis, a Musical”, da mesma produtora. O espetáculo, na verdade, recebeu críticas muito negativas ao longo da temporada carioca, além de um boca a boca desfavorável. Mas os problemas começaram ainda antes, na estrutura do projeto. Primeiramente, o previsto era que Luis Fernando Veríssimo, Ziraldo e Zuenir Ventura escrevessem a dramaturgia com Rodrigo Nogueira, o que não aconteceu. Esse seria o grande trunfo da Aventura, que foi obrigada a modificar sua estratégia de marketing para vender a peça para a mídia e o público. O “musical dos três escritores” virou “o musical da Susana Vieira” – o que, sem entrar em questão de mérito, é uma mudança de rumo gritante.

Durante os ensaios, houve ainda uma mudança no elenco. Claudio Tovar (dos Dzi Croquettes originais) abandonou um dos papeis principais da peça e foi substituído por Marcos Oliveira. Depois, faltando menos de duas semanas para a estreia, o diretor José Lavigne (de “Maroquinhas Fru Fru”) também caiu fora, alegando motivos pessoais, e o coreógrafo Alonso Barros teve que assumir a direção e remontar o espetáculo em dez dias. Grande parte da imprensa indicou uma série de desentendimentos nos bastidores, o que todos os envolvidos fizeram questão de negar. Mas o resultado foi que a peça não decolou. Talvez em São Paulo.

(Foto: Juliana Cerdeira)
(Foto: Juliana Cerdeira)